Banner
Notícias
As receitas estadual e federal estão cada vez mais informatizadas, e detém de tecnologia de alta qualidade para fazer o cruzamento das informações dos contribuintes.
Os contribuintes por estes motivos vivem com a insegurança de saber que a qualquer momento poderão ser notificados, caso existam divergências entre suas informações declaradas.
Na era atual, os empresários sempre visam pagar menos impostos, e as maneiras usadas no passado para sonegação, por meio de emissão de notas fiscais, não funcionam mais hoje em dia.
A primeira coisa que o empresário tem de fazer é esquecer essas ideias de maquiar as notas.
Esqueça a evasão fiscal, o Fisco está cada ver mais preparado para lidar com isso, e como é ele quem dita às regras, a empresa sempre levará a pior.
A solução é focar no gerenciamento tributário para redução de impostos, que é uma maneira legal de se fazer isso.
Uma forma muito importante de gerenciamento fiscal ou tributário, utilizado hoje, é a conferência das informações enviadas ao Fisco. Sim, isto é gerenciamento, pois garante que as informações enviadas são confiáveis e impedem que a empresa venha a ser autuada no cruzamento de informações entre declarações, o que muitas vezes ocorre por meros erros mesmo.
Primeiramente verifique se no envio do SPED fiscal e contribuição da sua empresa constam todas as notas fiscais emitidas e recebidas pela mesma.
Não deixe notas de fora, e principalmente, cuidado quando informar uma nota no EFD ICMS/IPI e não informar no EFD Contribuições, pode ser que a nota que está sendo deixada de fora não deveria, e isso poderá gerar problemas futuros.
Cuide de todos os modelos de notas, NFe, NFCe, CFe, CTe e etc... As empresas às vezes só se preocupam mais com um modelo de nota do que outro, e isso também poderá ser um problema, pois a receita saberá a nota que está faltando e a sua empresa seja ela do modelo que for, terá que dar esclarecimento por isso.
Confira os valores das notas escrituradas, não informe valores diferentes em uma mesma nota nas declarações. O valor da receita é um só, mesmo que a base de cálculo por imposto seja diferente.
Mas em torno de toda essa conferência existe um grande problema, que é o tempo despendido para realizar todo esse procedimento. Realmente não há tempo hábil tanto nas empresas como nas contabilidades para executar esses procedimentos.
Então nestes casos a melhor solução é procurar um sistema de auditoria de arquivos, esses sistemas fazem o cruzamento rapidamente e lhe informam o que está errado em cada arquivo, e quais dados estão inconsistentes, de forma rápida e segura.
As receitas estadual e federal estão cada vez mais informatizadas, e detém de tecnologia de alta qualidade para fazer o cruzamento das informações dos contribuintes.
Novidades
-
• Recuperação da economia contrasta com desemprego e inflação
Os resultados da economia no primeiro trimestre contrastam com a fraqueza da retomada do mercado de trabalho e aumento da inflação, o que faz com que a recuperação ainda continue distante de boa parte dos brasileiros, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
• Relator da reforma do IR já admite reduzir alíquota de dividendos
Proposta do governo prevê alíquota de 20%, o que causou críticas no setor produtivo, que afirmam que a mudança vai causar aumento brutal da carga tributária e afugentar os investidores.
• O que explica a recuperação econômica em meio ao avanço da pandemia?
A economia brasileira apresentou um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) durante o primeiro trimestre mais intenso do que esperavam os analistas de mercado. Num contexto de recrudescimento da pandemia, o que explicaria essa surpreendente resiliência da atividade econômica?
• Comissão discute incentivo permanente ao setor cultural
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discute na próxima terça-feira (29) a proposta (PL 1518/21) que transforma a Lei Aldir Blanc em política permanente de fomento ao setor cultural. A audiência pública acontece no plenário 8, a partir das 14 horas.
• Governo entregará reforma do Imposto de Renda nesta sexta-feira
O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira (24) que a proposta do governo para reformar o IR (Imposto de Renda) será entregue ao Congresso Nacional na manhã desta sexta-feira (25).
• Câmara aprova MP que simplifica abertura e funcionamento de empresas A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) a Medida Provisória 1040/21, que faz várias mudanças na legislação a fim de eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios”. A matéria será enviada ao Senado. • Pandemia marca geração de novos centros comerciais Não é de hoje que as demandas cotidianas levaram os consumidores a valorizar opções de compras que podem ser realizadas de forma rápida, se possível, no caminho entre a casa e o trabalho. Com a pandemia, esse comportamento foi reforçado. • Confiança do empresário do comércio cresce 12,2% em maio, diz CNC Em relação a maio de 2020, indicador avançou 47,6% • Novo Refis pode ser votado na próxima semana, diz relator da proposta O relator do novo Refis, programa para renegociação de dívidas de empresas junto ao governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse ao Poder360 nesta 4ª feira (9.jun.2021) que o projeto deve ser votado na próxima semana pelo Senado. • Pequenos negócios geraram 70% dos empregos com carteira assinada no 1º trimestre de 2021 Pesquisa do Sebrae mostra que micro e pequenas empresas criaram três vezes mais postos de trabalho do que os médios e grandes negócios.