Banner
Notícias
O ponto comercial, principalmente quando se trata de comércio varejista, é fundamental para o bom desempenho das vendas. Se o ponto demonstrar aspectos negativos que podem prejudicar as vendas, talvez seja oportuno pensar em uma mudança para um ponto melhor, mesmo que ela signifique um esforço de investimento em termos de instalações e de propaganda.
Ao analisar as condições do ponto comercial e, especialmente, a repercussão da escolha da localização no faturamento, é preciso considerar outros fatores que, isoladamente ou em conjunto, interfiram negativamente nas vendas.
Para ter certeza se o local escolhido pela empresa é ou não um bom ponto comercial, observe com atenção as dicas a seguir:
- estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir;
- defina o produto a ser oferecido;
- avalie o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel;
- verifique se o preço é compatível com sua capacidade de investimento, com o prazo de retorno e o movimento esperado;
observe a facilidade de acesso, a visibilidade, o volume do tráfego, o local para estacionamento e o nível de ruído;
- verifique as condições de higiene e de segurança;
- cheque a proximidade de concorrentes e similares;
- atente para a facilidade de aquisição de matéria-prima e recrutamento de mão de obra, ou seja, verifique a existência de pessoas especializadas nas imediações;
- verifique se o local atende às especificações do projeto, em termos de área adequada à produção e/ou serviços prestados, proximidade com o mercado consumidor e fornecedores e solicite a busca prévia de localização junto à prefeitura, a fim de verificar possíveis impedimentos em relação à montagem do negócio, tendo em vista o plano diretor urbano do município;
- levante várias alternativas de pontos para poder comparar e definir o melhor lugar para o negócio;
- observe o movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas;
- fale com os proprietários dos estabelecimentos vizinhos para tentar descobrir qual é o valor médio de compra dos imóveis da região;
- verifique a infraestrutura oferecida - luz, água, telefone - e as facilidades de acesso;
- prefira pontos que tenham estacionamento próprio ou nas proximidades;
- escolha o lado da rua onde faz sombra à tarde, quando o movimento é maior;
- dê preferência para lojas no nível da rua e sem recuo, para aumentar a visibilidade;
- procure pontos próximos à entrada principal, às escadas rolantes, à praça de alimentação ou junto às lojas-âncora dos shoppings.
Cuidados a serem tomados
- Evite lojas em frente a pontos de ônibus, porque a aglomeração compromete a visibilidade;
- fique longe de locais que transmitam sensação de insegurança, como praças mal iluminadas (no caso de lojas de rua);
- evite os últimos andares e corredores sem saída dos shoppings;
- não se assuste com os concorrentes, encontre um diferencial para o seu negócio;
- não limite, por preconceito ou comodidade, sua atenção às áreas consideradas nobres. É preciso aprender a olhar o mapa das cidades em toda a sua amplitude e - detectar as principais necessidades locais;
- verifique se há legislação específica em seu município sobre a localização de negócios da natureza que você pretende abrir.
Autoavaliação
Para ter certeza de que nenhum ponto foi esquecido, o empresário deve se fazer as seguintes perguntas:
- Poucas pessoas transitam pela calçada diante do estabelecimento?
- O fluxo de veículos é constante e os motoristas observam a loja?
- A rua é de pouco movimento e a loja não atrai a atenção?
- Há poucos estabelecimentos próximos que oferecem o mesmo produto ou os mesmos serviços?
- A pé ou de carro as pessoas chegam facilmente à loja?
- A área de vendas e o depósito estão tão próximos que é possível repor com muita facilidade os produtos que estão com estoques baixos?
- O cliente pode estacionar facilmente nas proximidades da loja?
- Existem sacos de lixo ou caixas vazias amontoados nas proximidades do estabelecimento (eles podem causar má impressão aos clientes.)?
Antes de definir a localização do negócio, estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir.
Novidades
-
• Lojistas de shopping podem renegociar contratos na crise
Aluguel, condomínio, fundo de promoção... Para arcar com tantos gastos após um mês quase sem vendas, é possível fazer acordos individuais para tentar adiar pagamentos ou conseguir descontos de até 50%
• Previsão de Retorno do Comércio, Industrias e Restaurantes
Acil e setor produtivo de Londrina apresentam projeto e preveem a retomada do comércio, da indústria e de restaurantes na próxima segunda-feira
• Prorrogado o prazo de entrega da declaração do imposto de renda 2020.
Prorrogado o prazo de entrega da declaração do imposto de renda 2020.
• Medida para socorrer pequenas e médias empresas de R$ 40 Bilhões anunciado pelo Governo para financiar exclusivamente a Folha de Pagamento por dois meses.
Diante da situação enfrentada por diversos países o Governo Brasileiro anuncia medida para socorrer pequenas e médias empresas de R$ 40 Bilhões para financiar a exclusivamente a Folha de Pagamento por dois meses e será limitado a dois salários mínimos por colaborador.
• PEDIDO POR PRORROGAÇÃO DE PRAZOS DE TRIBUTOS E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS
Entidades contábeis do Paraná enviam ofício ao Ministério da Economia e Receita Federal por prorrogação de prazos de tributos e obrigações acessórias
• Prorrogação do Recolhimento do FGTS Março, Abril e Maio/2020 Circular Nº 893 de 03/2020 prevê a Postergação do recolhimento do FGTS das competências Março, Abril e Maio/2020 que seriam recolhidas em Abril, Maio e Junho/2020 respectivamente. • Atenção Para Empresas Em Londrina - Alteração nos atendimento a partir de 28/03 Na última Terça Feira 24/03, foi anunciada durante uma coletiva o Prefeito de Londrina sobre algumas alterações nos atendimentos e trabalhos de obras a partir de 28/03. • Governo antecipa a primeira parcela do 13º de aposentados e suspende prova de vida do INSS. O Ministério da Economia anunciou no dia 12/03 cinco medidas para reduzir o impacto da epidemia do novo coronavírus no país. • Apesar do aumento dos casos de coronavírus, Receita ainda mantém data de entrega da declaração do IR Apesar do aumento dos casos de coronavírus, Receita ainda mantém data de entrega da declaração do IR • Pagamento do Simples Nacional das competências Março,Abril e Maio são prorrogados Para conter efeitos da Covid-19, pagamento do Simples Nacional é prorrogado