Banner

Notícias

Brasileiro não desiste


Segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, em abril foram criadas 163.023 novos empreendimentos, quantidade 7,9% maior que o número verificado em março. Esse resultado é o maior valor da série histórica, iniciada em 2010, para um mês de abril. No ano, o total de novas empresas dentro do território nacional foi de 632.547, um avanço de 6,9% do total verificado no mesmo período de 2013. Os microempreendedores individuais foram os que registraram maior crescimento (10,4%), seguidos pelas sociedades limitadas (2,4%). Já as empresas individuais foram as que apresentaram o menor crescimento, de 0,4%. O setor de serviço continua sendo o segmento mais procurado, de janeiro a abril foram criadas 373.321 novas empresas. Na sequência vieram empresas comerciais (196.686) e setor industrial (52.862).

Por outro lado, o índice que mede a confiança do consumidor calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou uma das maiores baixas em maio. No período, o índice caiu 3,3%, passando de 106,3 para 102,8 pontos, menor patamar desde abril de 2009. As incertezas sobre o futuro da economia, as dúvidas sobre a condução política após as eleições presidenciais de outubro e os protestos que invadiram o País desde meados de 2013 são alguns dos eventos que deixam o empresariado receoso sobre os próximos passos do País. Mas, como brasileiro não desiste nunca. Muitos deles estão vendo neste momento uma oportunidade de realizarem seus sonhos e estão investindo em seus negócios. Alguns já têm o empreendimento de forma ilegal e resolveram sair da informalidade.

As PMEs têm muitas dificuldades para se estabelecer nos seus primeiros anos de vida. Entre os principais problemas apontados estão a falta de conhecimento profundo do setor escolhido para atuar, não saber lidar com clientes, não conhecer princípios básicos para gerir o caixa, não fazerem gestão de estoque, entre outros. Esses problemas aparecem, principalmente, nas PMEs, já que as empresas maiores procuram aperfeiçoar suas praticas gerenciais. Então, se você é um microempreendedor e está vislumbrando um bom momento para abrir o seu negócio, certifique-se de que está preparado para suprir as necessidades gerenciais do negócio, para não ter seu sonho frustrado no curto prazo.

O empreendedorismo parece estar em alta no País.