Banner
Notícias
Abram as portas das empresas, eles estão chegando. Talvez já estejam infiltrados entre outros colaboradores. São as crianças e adolescentes de até 18 anos considerados "nativos digitais" ou "geração net" (ou com tantos outros nomes que servem para rotular e tentar entender esses comportamentos) porque nasceram num ambiente com a internet, o que lhes favorece a familiarização, tanto com a linguagem digital, quanto com as tecnologias de informação e comunicação.
Eles estão chegando. E as empresas estão preparadas para eles?
Computadores, videogames e celulares ainda assustam alguns adultos, enquanto para crianças são simples e naturais. Nesse campo, registramos um conflito entre os chamados imigrantes digitais, maioria dos adultos em atividade produtiva nas empresas, e nativos digitais que em breve dividirão as responsabilidades nas empresas.
Nas escolas, essa reflexão já começou.
Diretores e professores estão buscando soluções para manter atrativas as salas de aula para alunos acostumadas com dispositivos tecnológicos e capazes de simultaneamente ouvir o iPod, assistir à televisão, enviar e receber textos no twitter e navegar nas redes sociais.
Se professores tentam se adaptar às novas exigências por um desempenho diferente de tudo que aprenderam (antes eram fontes únicas de informação; hoje devem ser mediadores do processo de busca de informação e formação do conhecimento), será que os estratégicos organizacionais conseguem desenhar essa empresa dos nativos digitais?
Não sabemos ao certo se a sala de aula, dessa forma como conhecemos, será mantida. Mas qual será o design do ambiente profissional em 10 anos. Como serão os escritórios?
Um temor, embora disfarçado, chegará, assim como uma certa euforia não bem dimensionada.
As tecnologias já estão mudando a forma como pensamos e fazemos as coisas. A inovação nasce da maneira e do tempo em que as informações são acessadas e processadas. Essas questões estão levando pesquisadores a realizar estudos para entender as mudanças cognitivas, emocionais e atitudinais decorrentes do uso das tecnologias.
Essa reflexão mais ampla deve logo chegar para as empresas, mas talvez as mudanças sejam impostas por essa nova geração no tempo de um click.
Esteja preparado para recebê-los e para competir com eles.
Entre em contato através do nosso WhatsApp (43) 3323-2201 e fale com um de nossos especialistas.
Juliano Francisco & Contadores
Essa reflexão mais ampla deve logo chegar para as empresas, mas talvez as mudanças sejam impostas por essa nova geração no tempo de um click.
Novidades
-
• MEI tem até dia 31 de maio para entregar Declaração Anual do Simples Nacional
Microempreendedores devem enviar declaração pelo site da Receita Federal. É importante não confundir com o Imposto de Renda, que também tem prazo de envio na mesma data.
• Receita aguarda acórdão do STF para calcular crédito de PIS/Cofins
Valores a serem devolvidos dependem de apuração caso a caso a ser feita com contribuintes,
• Pronampe e Marco Legal das Startups vão à sanção presidencial
Aprovados no Congresso no último dia 11 de maio, os programas irão promover mudanças em suas regulamentações para auxiliar permanentemente às MPEs e beneficiar as startups
• Reforma tributária, correção da tabela do IR e anistia de débitos de multas da GFIP No programa Semana no Congresso Nacional de hoje, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, e a assessora Parlamentar, Daiane Leopoldino, repercutiram os principais acontecimentos no Congresso Nacional desta semana. • Comissão de Finanças aprova projeto que anula multa para empresa que atrasou entrega de guia do FGTS Medida consta de proposta da Câmara modificada pelo Senado • Documento de arrecadação do Simples Nacional já pode ser pago via Pix Sistemas da Receita Federal estão evoluindo para permitir pagamento via Pix, tornando a regularização de pendências mais rápida e acessível. A alteração mais recente ocorreu no sistema de pagamento do Simples Nacional. • Juiz afasta limitações da Receita à compensação de créditos de PIS e Cofins O ICMS passível de exclusão das bases de cálculo do PIS e da Cofins é aquele incidente sobre a operação, ou seja, o destacado na nota fiscal de saída. • Atividade econômica cresce 1,7% em fevereiro, diz BC BC registrou o décimo mês seguido de expansão da economia • Simples Nacional: vencimentos de abril, maio e junho de 2021 são prorrogados Vencimentos do Simples Nacional de abril, maio e junho de 2021 são prorrogados por três meses. • Entenda como declarar o BEm e a ajuda compensatória na declaração do IRPF 2021 O prazo para envio das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020), começou no dia 1º de março. No entanto, a Receita Federal divulgou no dia 8 de março as regras para o trabalhador que teve redução de salário e de jornada em 2020.