Banner
Notícias
Há pelo menos 14 milhões de micro empreendedores ativos no Brasil, segundo dados do governo federal. Mas, uma nova regulamentação do governo tem preocupado esse público.
Na última segunda-feira (1) em que nacionalmente se comemorou o Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma série de medidas que beneficiam diretamente esse público. Entre elas, um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de regulamentação das atividades de entregadores e motoristas por aplicativos. O que preocupa o MEI.
Já que hoje entregadores e motoristas que são parceiros de grandes plataformas como iFood, Uber, 99 e outros, usam desse regime para regularizar seus serviços. Em até 150 dias esse grupo de trabalho deverá apresentar um plano de propostas que possam beneficiar essa categoria de profissionais. Isso significará mudanças na relação que o cidadão tem com as empresas, e com sua profissão.
O Ministério do Trabalho e Emprego vai coordenar as negociações, sendo 15 representantes do governo federal que participarão desse grupo. Dentre eles, membros do Ministério da Fazenda, Casa Civil e Trabalho e Emprego. A ideia principal é que esses motoristas tenham, além do MEI, outras garantias profissionais.
MEI é um regime ruim para o entregador?
A ideia do governo federal não é discutir exatamente se o regime MEI é a solução para motoristas e entregadores por aplicativo. Isso porque, esse tipo de regularização do trabalho traz benefícios ao cidadão, mas como um autônomo. Ou seja, ele não tem qualquer proteção salarial que não os benefícios previdenciários pelos quais contribuí todos os meses.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já mencionou diversas vezes o interesse do atual governo em criar uma parceria com as empresas de transporte por aplicativo no intuito de beneficiar esse público. Para isso, essas multinacionais teriam que assumir mais responsabilidades quanto a atuação dos seus parceiros.
Quer saber mais?
Entre em contato através do nosso WhatsApp (43) 3026-6363 e fale com um de nossos especialistas.
Juliano Francisco & Contadores
O regime do MEI (Micro Empreendedor Individual) é um esquema que unifica o pagamento de impostos, e incluí a contribuição previdenciária. Não à toa, a cada ano milhões de novos empreendedores regularizam suas empresas usando esse modelo.
Novidades
-
• Fim do MEI? Lula anuncia regulamentação destes trabalhadores informais
O regime do MEI (Micro Empreendedor Individual) é um esquema que unifica o pagamento de impostos, e incluí a contribuição previdenciária. Não à toa, a cada ano milhões de novos empreendedores regularizam suas empresas usando esse modelo.
• Já declarou seu Bitcoin? Supercomputador da Receita fecha o cerco à sonegação do Imposto de Renda 2023 O sistema T-Rex viabilizou a tecnologia que permite ao Fisco entregar a todos os contribuintes a declaração pré-preenchida, a grande novidade deste ano. • Imposto de Renda 2023: Entregas começam hoje (15); veja cinco principais mudanças no Leão O prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta (15). • Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2023? Lista foi atualizada este ano; confira A lista das pessoas físicas que deverão prestar contas com o Leão neste ano foi atualizada pela Receita Federal. Segundo informações divulgadas nesta segunda (27), uma das principais novidades do Imposto de Renda 2023 está atrelada aos pequenos investidores da bolsa de valores. • MEI se surpreende com mudanças na declaração do Imposto de Renda Embora a pessoa física e o empreendedor tenham que fazer esse processo, as regras são diferentes para cada caso. Nesse ano de 2023 a mudança mais significativa tem relação com o público alvo que deve crescer devido a falta de atualização das faixas de renda, e aumento do salário mínimo. • Receita Federal do Brasil notifica devedores do Simples Nacional As microempresas e empresas de pequeno porte devem ficar atentas para não serem excluídas de ofício do Simples Nacional, por motivo de inadimplência. • Receita anuncia renegociação de dívidas com até 70% de desconto em até 10 anos Empresas poderão renegociar dívidas com o Fisco a partir de setembro. • Demissões em massa na área de tecnologia: a bolha estourou? Os cinco principais fatores por trás do aumento do número de profissionais do mercado tech demitidos pelas empresas • Planejamento tributário para clínicas médicas promove ganho de eficiência financeira Além de diminuir a carga fiscal, o planejamento tributário colabora para que não haja descuidos que podem ser interpretados, pelo fisco, como ilícitos tributários. • MEIs: modalidade cresce no Brasil e mostra importância de apoio especializado O número de MEIs bateu recorde no País, mas ainda é necessário uma consultoria permanente para garantir a sobrevivência das empresas.