Banner
Notícias
Este é um assunto que sempre volta, e nunca é demais lembrar, principalmente em uma época de obras grandiosas: resultado não é sinônimo de competência operacional ou eficiência. É apenas diretamente proporcional.
Em outras palavras, quanto maior — ou melhor — for o resultado do trabalho de uma pessoa, equipe, empresa ou governo, maior sua eficiência. Mas, cuidado, é também necessário levar em consideração outro conjunto de variáveis, chamado “recursos”.
Em síntese, não é suficiente reconhecer a qualidade do resultado apresentado, é necessário saber de que maneira ele foi atingido. Quanto custou tal benefício, afinal? É nessa pequena equação que reside a essência da gestão. Resultado sim, mas não a qualquer custo.
Os bons gestores são os que mantêm um olho posto no numerador (resultados) e outro no denominador (recursos aplicados). E estes são de quatro tipos: financeiros, naturais, humanos e temporais.
Essa é a tendência. Elevar a qualidade de nossas entregas ao mesmo tempo que procuramos gastar menos dinheiro, utilizar melhor os recursos do planeta, envolver menos pessoas no processo e, não menos importante, fazer tudo cada vez mais rápido.
Apenas uma lembrança: não se trata de simplesmente cortar custos, como se prega por aí. O importante é otimizar sua aplicação. Assim, sempre será possível colher resultados cada vez melhores, fazendo cada vez mais com cada vez menos. Isso é ciência.
Quando lançada, uma TV de plasma custava o equivalente a 20 vezes o que custa hoje. O mesmo hectare de terra que produzia 20 sacas de soja há 30 anos hoje produz 65. Um carro potente da década de 70 fazia menos de 4 quilômetros com 1 litro de gasolina, enquanto os híbridos atuais chegam a rodar quase dez vezes mais.
Uma agência bancária com 25 funcionários atualmente presta os mesmos serviços com 12. À medida que passam os anos, estamos, de fato, fazendo mais, melhor e mais rápido com cada vez menos, sim. Mas isso não vem do nada. Tem inteligência por trás dessa história.
Perceba como os processos, a tecnologia e a educação estão envolvidos diretamente com a melhor utilização dos recursos. Olhando mais de perto o caso de um banco, percebemos que uma equipe menor pode fazer mais e mais rápido porque os funcionários estão mais treinados, usam processos mais ágeis e valem-se da moderna tecnologia da informação. Em resumo, gestão!
Não é suficiente reconhecer a qualidade do resultado apresentado, é necessário saber de que maneira ele foi atingido
Novidades
-
• Recuperação da economia contrasta com desemprego e inflação
Os resultados da economia no primeiro trimestre contrastam com a fraqueza da retomada do mercado de trabalho e aumento da inflação, o que faz com que a recuperação ainda continue distante de boa parte dos brasileiros, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
• Relator da reforma do IR já admite reduzir alíquota de dividendos
Proposta do governo prevê alíquota de 20%, o que causou críticas no setor produtivo, que afirmam que a mudança vai causar aumento brutal da carga tributária e afugentar os investidores.
• O que explica a recuperação econômica em meio ao avanço da pandemia?
A economia brasileira apresentou um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) durante o primeiro trimestre mais intenso do que esperavam os analistas de mercado. Num contexto de recrudescimento da pandemia, o que explicaria essa surpreendente resiliência da atividade econômica?
• Comissão discute incentivo permanente ao setor cultural
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discute na próxima terça-feira (29) a proposta (PL 1518/21) que transforma a Lei Aldir Blanc em política permanente de fomento ao setor cultural. A audiência pública acontece no plenário 8, a partir das 14 horas.
• Governo entregará reforma do Imposto de Renda nesta sexta-feira
O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira (24) que a proposta do governo para reformar o IR (Imposto de Renda) será entregue ao Congresso Nacional na manhã desta sexta-feira (25).
• Câmara aprova MP que simplifica abertura e funcionamento de empresas A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) a Medida Provisória 1040/21, que faz várias mudanças na legislação a fim de eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios”. A matéria será enviada ao Senado. • Pandemia marca geração de novos centros comerciais Não é de hoje que as demandas cotidianas levaram os consumidores a valorizar opções de compras que podem ser realizadas de forma rápida, se possível, no caminho entre a casa e o trabalho. Com a pandemia, esse comportamento foi reforçado. • Confiança do empresário do comércio cresce 12,2% em maio, diz CNC Em relação a maio de 2020, indicador avançou 47,6% • Novo Refis pode ser votado na próxima semana, diz relator da proposta O relator do novo Refis, programa para renegociação de dívidas de empresas junto ao governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse ao Poder360 nesta 4ª feira (9.jun.2021) que o projeto deve ser votado na próxima semana pelo Senado. • Pequenos negócios geraram 70% dos empregos com carteira assinada no 1º trimestre de 2021 Pesquisa do Sebrae mostra que micro e pequenas empresas criaram três vezes mais postos de trabalho do que os médios e grandes negócios.