Banner
Notícias
.
A primeira coisa que devemos entender é que as empresas não são contra a amizade entre membros da equipe de trabalho e os chefes, porém, a relação deve ocorrer dentro de alguns limites e posturas. A maturidade deve existir sempre, e é necessário saber separar o lado profissional e o pessoal na hora de ouvir críticas e executar tarefas. Quando a maturidade prevalece, a possibilidade de sucesso acaba se tornando muito maior do que a de fracassos.
O que falamos até o momento representa a situação ideal, mas como saber se você está lidando com os amigos/colegas de trabalho da forma correta e caminhando na direção do sucesso? Veja algumas dicas que vão te orientar a compreender melhor como ter uma relação saudável com seu chefe ou com o seu liderado no ambiente de trabalho.
Preserve sua imagem
Os envolvidos na amizade não podem dar margem para interpretações equivocadas por parte da equipe de trabalho e mesmo pelos empregadores que, poderão considerar a amizade como um fator determinante para eventuais deslizes que possam acontecer. Não se pode tratar o trabalho de seu amigo com mais nem menos criticidade do que as tarefas dos outros membros da equipe. Policie-se para que não ocorram injustiças. Seja imparcial!
Antes de serem amigos, vocês são colegas de trabalho
Fique atento às diferenças de tratamento. Trate seu amigo da mesma forma como trata seus outros colegas ou colaboradores no ambiente de trabalho. Todos irão notar caso hajam apelidos, piadas internas ou mesmo críticas e sugestões transmitidas de forma menos formal. Agir assim evita mal-entendidos. Lembre-se que as formas de tratamento mais íntimas e inofensivas nem sempre terão a mesma conotação quando usadas diante de pessoas que não possuem o mesmo tipo de relacionamento. O que é inofensivo entre amigos, pode ser grave na visão de terceiros.
Pergunte-se: “eu falaria isso se ele não fosse meu amigo?”
Caso você seja o subordinado da relação, evite conversar com seu chefe sobre como os outros funcionários veem a liderança da equipe e também evite pedir informações sobre o que acontece na empresa. Seja discreto para evitar confusões que podem prejudicar tanto você quanto seu amigo.
É sabido que um bom ambiente de trabalho potencializa as habilidades da equipe, ainda mais quando o chefe e os colaboradores se entendem e conhecem as habilidades e pontos de melhoria que possuem, assim, tanto o líder quanto o liderado têm mais facilidade para receber e aplicar feedbacks, além de saber direcionar o trabalho de forma a aperfeiçoar a execução de tarefas.
Quando em conjunto com o profissionalismo, a amizade só pode trazer benefícios para o ambiente de trabalho. Fique atento e utilize a amizade como uma ferramenta de sucesso para a empresa, para você, seu amigo e toda a equipe de trabalho!
Amizades muitas vezes nascem e são cultivadas entre colegas no ambiente de trabalho, é natural que isso aconteça, afinal convivemos diariamente e as afinidades começam a aparecer. A maior regra para um bom relacionamento entre amigos em um ambiente profissional, independente de condições hierárquicas, é cultivar o respeito mútuo e a autoconsciência.
Mas e quando nos tornamos amigos do chefe?
Novidades
-
• Recuperação da economia contrasta com desemprego e inflação
Os resultados da economia no primeiro trimestre contrastam com a fraqueza da retomada do mercado de trabalho e aumento da inflação, o que faz com que a recuperação ainda continue distante de boa parte dos brasileiros, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
• Relator da reforma do IR já admite reduzir alíquota de dividendos
Proposta do governo prevê alíquota de 20%, o que causou críticas no setor produtivo, que afirmam que a mudança vai causar aumento brutal da carga tributária e afugentar os investidores.
• O que explica a recuperação econômica em meio ao avanço da pandemia?
A economia brasileira apresentou um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) durante o primeiro trimestre mais intenso do que esperavam os analistas de mercado. Num contexto de recrudescimento da pandemia, o que explicaria essa surpreendente resiliência da atividade econômica?
• Comissão discute incentivo permanente ao setor cultural
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discute na próxima terça-feira (29) a proposta (PL 1518/21) que transforma a Lei Aldir Blanc em política permanente de fomento ao setor cultural. A audiência pública acontece no plenário 8, a partir das 14 horas.
• Governo entregará reforma do Imposto de Renda nesta sexta-feira
O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira (24) que a proposta do governo para reformar o IR (Imposto de Renda) será entregue ao Congresso Nacional na manhã desta sexta-feira (25).
• Câmara aprova MP que simplifica abertura e funcionamento de empresas A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) a Medida Provisória 1040/21, que faz várias mudanças na legislação a fim de eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios”. A matéria será enviada ao Senado. • Pandemia marca geração de novos centros comerciais Não é de hoje que as demandas cotidianas levaram os consumidores a valorizar opções de compras que podem ser realizadas de forma rápida, se possível, no caminho entre a casa e o trabalho. Com a pandemia, esse comportamento foi reforçado. • Confiança do empresário do comércio cresce 12,2% em maio, diz CNC Em relação a maio de 2020, indicador avançou 47,6% • Novo Refis pode ser votado na próxima semana, diz relator da proposta O relator do novo Refis, programa para renegociação de dívidas de empresas junto ao governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse ao Poder360 nesta 4ª feira (9.jun.2021) que o projeto deve ser votado na próxima semana pelo Senado. • Pequenos negócios geraram 70% dos empregos com carteira assinada no 1º trimestre de 2021 Pesquisa do Sebrae mostra que micro e pequenas empresas criaram três vezes mais postos de trabalho do que os médios e grandes negócios.