Banner
Notícias
Diego Andreasi
Você saberia dizer quais são as principais exigências dos seus clientes? Muito se tem comentado e escrito a respeito das exigências do consumidor. No entanto, alguns modelos acadêmicos parecem complicados demais para os profissionais de marketing, que são cada vez mais exigidos para produzir resultados num curto espaço de tempo. Vamos simplificar?
Acesso facilitado: o acesso inclui a facilidade de se chegar até um ponto de vendas e serviços, incluindo Instagram, Whatsapp, Email e E-commerce. Além desses, as empresas precisam desenvolver condições que facilitem o acesso de seus clientes. Assim, uma academia, por exemplo, que tem no seu quadro de clientes idosos, precisa construir rampas de acesso e cartazes com letras maiores. Isso além de ser um diferencial competitivo, enquadra-se como uma ação de cidadania.
Facilidade de uso: cada vez mais, os clientes exigem que produtos sejam descomplicados, tenham muitas funcionalidades, porém de fácil assimilação e manuseio. Steve Jobs foi o primeiro a perceber isso quando lançou o Ipod. Outro produto que seguiu esse destino foram os controles remotos, que deixaram de ter o tamanho de uma espada. Mas, caso você realmente necessite vender produtos sofisticados, então é primordial que os seus vendedores sejam treinados para apresentes os produtos didaticamente e, assim, ampliar a retenção da informação pelo consumidor.
Garantia da frequência e abastecimento: uma vez que os produtos ou serviços são adquiridos, eles precisam ser garantidos pelas organizações. A empresa não pode, em hipótese alguma, deixar faltar seus principais produtos no estoque. Certa vez recebi um folheto promocional com alguns itens que me interessaram bastante, porém, quando fui visitar a loja para comprá-los, adivinha?
Direito a suporte: as pessoas buscam não só utilizar os produtos e serviços de maneira regular, como procuram também um nível de suporte para o caso de algum problema ocorrer. É impressionante como muitos e-commerces simplesmente escondem o número de sua central de atendimento ou mesmo email para contato. A substituição de humanos por opções automáticas no Call Center, comumente utilizada por grandes empresas devido a alta procura, deve ser algo evitado a todo custo pela pequena empresa.
Prontidão da empresa: Significa a inclinação para agir, tal qual aquela posição que os atletas tomam nas raias de competição antes que o sinal de largada seja disparado. Você já passou pela situação de entrar num escritório de uma grande empresa, procurando por uma pessoa e ficar perdido, pois ninguém se preocupou em pegá-lo na recepção e conduzi-lo pelo andar até a sala de reunião? Enquanto você transitava sozinho, os funcionários olhavam para você como um corpo estranho, mas não tinham coragem de abordá-lo para oferecer ajuda. Eles não estavam imbuídos de prontidão.
Importância e atenção: mais da metade dos clientes que migram para a concorrência o faz por conta de problemas ocorridos no atendimento, dentre eles, destaca-se a falta de atenção. Pense por exemplo naquele cliente que possui uma assinatura de TV e que paga regularmente a sua conta há cinco anos, via débito em conta corrente. Um belo dia, seu banco comete um erro e o descadastra do serviço, sem avisá-lo. Sabe o que acontece? A empresa de TV por assinatura remete, quase imediatamente, uma carta de cobrança educada, porém, lembrando-o das consequências da inadimplência. Poderia ser diferente? Claro que sim. A empresa poderia avisar ao banco que ficaria feliz em reparar o dano a tempo. O gerente, que causou o problema, ligaria para o cliente dizendo o ocorrido, combinando uma forma de resolver. A TV por assinatura poderia surpreender ainda mais não cobrando multa pelo atraso, já que seu cliente não foi o causador do problema.
Se as seis exigências dos consumidores forem supridas por sua empresa, com alto nível de serviço, processos, sistemas e pessoas preparadas, certamente vocês estão rumando para a gestão do relacionamento com cliente profissionalizada, inexoravelmente.
Facilidade de uso: cada vez mais, os clientes exigem que produtos sejam descomplicados, tenham muitas funcionalidades, porém de fácil assimilação e manuseio.
Novidades
-
• Faltas Justificadas - Com Prazo Previsto Pela Legislação
A legislação trabalhista admite determinadas situações em que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário.
• CEST - exigência é adiada para outubro de 2016
O CONFAZ por meio do Convênio ICMS 16 /2016 (DOU de 28/03) adiou para 1º de outubro de 2016 a exigência do CEST.
• Despesas Médicas Dedutíveis na Declaração do IRPF
Na Declaração de Ajuste Anual (exceto a Declaração Simplificada), podem ser deduzidas do total dos rendimentos recebidos despesas médicas pagas para tratamento do contribuinte, de seus dependentes, e de alimentandos em virtude de decisão judicial
• Código CEST Deverá Ser Informado na Nota a Partir de 01 de Abril de 2016
Através do Convênio ICMS 92/2015 foi criado a obrigatoriedade de informar, na nota fiscal, o Código Especificador da Substituição Tributária – CEST, que identifica a mercadoria passível de sujeição aos regimes de substituição tributária
• Redes sociais podem dedurar contribuintes para a Receita Federal
Fisco está de olho no Facebook, Instagram e Youtube para analisar possíveis divergências entre o que é declarado e o patrimônio real
• Prepare seus clientes para o Imposto de Renda 1
A Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda é uma das tarefas mais complexas na relação entre clientes e contabilistas. Em função tanto do volume de dados quanto da relevância das informações, é fundamental ter uma organização impecável
• Sped traz novidades em novo site, que já está no ar
Uma das principais novidades do novo site do Sped (sped.rfb.gov.br), que está no ar deste a quarta-feira (9) é a responsividade, ou seja, ele se adapta à tela dos dispositivos móveis. Além disso, a ferramenta traz outras melhorias, tais como:
• Nota sobre autenticação de livros contábeis – SPED
O Decreto 8.683/2016, vem corroborar uma das premissas básicas do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que é a simplificação das obrigações acessórias.
• Certificado Digital – Você ainda vai ter um!
Com o advento da Internet o mundo está cada vez mais digital e por mais que queiramos resistir aos avanços tecnológicos trata-se uma exigência social e legal inevitável…
• Quem deve declarar o Imposto de Renda
Prazo de entrega vai até 29 de abril