Banner
Notícias
A grande maioria das pessoas que vive em grandes cidades, em algum momento, já se pegou desejando que o dia tivesse mais horas para que pudesse realizar todas as tarefas da agenda. Vivemos em uma época em que o tempo é um dos bens mais valiosos em nossa sociedade e saber administrá-lo corretamente para gerar produtividade traz benefícios tanto para a vida pessoal quanto profissional.
Para Gaya Machado, Coach especialista em Desenvolvimento Humano, todos temos as mesmas 24 horas diariamente e, apesar de vivermos em um momento da história em que somos cada vez mais exigidos por tarefas pessoais e profissionais, é possível, através de conceitos muito simples de serem aplicados no dia a dia, utilizarmos nosso tempo de maneira adequada e obtermos melhores resultados e mais qualidade de vida.
Gaya explica que um dos grandes desafios das empresas hoje é encontrar funcionários que saibam organizar seu tempo de forma eficaz, para obter melhores resultados no menor tempo: “Em um cenário de corte de gastos e quadros enxutos, cada vez mais os empregadores valorizam profissionais que aproveitam da melhor maneira a jornada de trabalho e cumprem suas tarefas, de preferência sem que precisem realizar horas extras. Isso é bom para a empresa, que obtém mais resultados com menos custos e excelente para o funcionário, que ganha mais tempo para a vida pessoal. No dia a dia lidando com pessoas que querem potencializar suas carreiras ou buscar uma nova colocação no mercado tenho visto cada vez mais a importância de despertar a consciência para esta competência fundamental e foi desta demanda que surgiu a necessidade de promover um programa de capacitação para que as pessoas lidem melhor com o tempo em todas as áreas da vida”.
Segundo a especialista, o maior inimigo da organização do tempo é a falta de planejamento: “Quando você não organiza suas tarefas e não planeja qual a sequência que elas devem ser executadas, tem uma grande chance de inverter as ordens de prioridade, se dispersar com coisas desnecessárias e deixar de lado o que de fato é importante. Quem desenvolve o hábito de se planejar é muito mais produtivo na vida profissional e ainda consegue dedicar tempo para a vida pessoal, algo cada vez mais raro nos dias de hoje”, afirma.
Gaya Machado desenvolveu um workshop de cinco módulos para Gestão do Tempo, Foco e Alta Produtividade e hoje traz cinco dicas de estratégias simples e poderosas que fazem parte do programa e podem potencializar resultados tanto na vida pessoal, quanto profissional, para quem deseja organizar seu tempo e fazer o relógio trabalhar a seu favor:
1. Faça uma análise dos seus hábitos: Você é seu melhor observador. Avalie-se por uma semana de trabalho estando atento aos seus horários, ao que você gosta de fazer e ao que não gosta e, por isso mesmo, acaba adiando. Perceba quanto tempo você perde com distrações como redes sociais, por exemplo. Contabilize tudo e você irá perceber que, com simples intervenções em sua rotina será possível ganhar tempo extra para você fazer o que ama.
2. Use a rotina a seu favor: Organização está diretamente relacionada com planejamento. Desenvolva o hábito de criar uma rotina simples que te permita desempenhar suas atividades de forma mais assertiva e eficaz. Fazer uma lista das atividades que precisam ser desempenhadas ao longo da semana, rever a agenda antes de assumir novos compromissos e sair com antecedência para evitar atrasos, por exemplo, potencializam seus resultados. Manter uma rotina não tem nada a ver com levar uma vida monótona e repetitiva. Trata-se de seguir uma sequência lógica de atividades que evitem o desperdício de tempo com distrações. Quando você desenvolve um método suas tarefas são cumpridas de forma mais rápida e eficaz.
3. Tenha em mente os benefícios: Você precisa de mais tempo para fazer o que? Quando você tem um objetivo específico para o tempo economizado, terá ainda mais disciplina e foco para alcançá-lo. Se você quer tempo extra para fazer um curso ou sair com a família, programe-se para ser mais produtivo já pensando no tempo necessário para cada uma destas atividades. Sua motivação certamente potencializará seus resultados.
4. Determine o que é urgente e o que é importante: Tudo que é importante e não foi feito dentro do prazo se transforma em urgente. Quando uma tarefa se torna urgente, você tem grandes chances de ficar estressado, deixar de lado outras coisas e criar uma sequência interminável de atropelos. Classifique seus compromissos como facultativo, interessante e importante e comece suas atividades pelos importantes, desta forma o que de fato precisa ser realizado será cumprido, sem que precise se tornar urgente.
5. Planeje sempre: Um ditado popular muito conhecido diz que para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Determine seus objetivos e trace um plano de ação e tarefas para alcança-los e tenha disciplina. Quando você sabe exatamente o que precisa fazer, não corre o risco de se concentrar em coisas irrelevantes e deixar de lado o que de fato importa.
Cinco estratégias para organizar seu tempo e potencializar seus resultados
Novidades
-
• Recuperação da economia contrasta com desemprego e inflação
Os resultados da economia no primeiro trimestre contrastam com a fraqueza da retomada do mercado de trabalho e aumento da inflação, o que faz com que a recuperação ainda continue distante de boa parte dos brasileiros, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
• Relator da reforma do IR já admite reduzir alíquota de dividendos
Proposta do governo prevê alíquota de 20%, o que causou críticas no setor produtivo, que afirmam que a mudança vai causar aumento brutal da carga tributária e afugentar os investidores.
• O que explica a recuperação econômica em meio ao avanço da pandemia?
A economia brasileira apresentou um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) durante o primeiro trimestre mais intenso do que esperavam os analistas de mercado. Num contexto de recrudescimento da pandemia, o que explicaria essa surpreendente resiliência da atividade econômica?
• Comissão discute incentivo permanente ao setor cultural
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discute na próxima terça-feira (29) a proposta (PL 1518/21) que transforma a Lei Aldir Blanc em política permanente de fomento ao setor cultural. A audiência pública acontece no plenário 8, a partir das 14 horas.
• Governo entregará reforma do Imposto de Renda nesta sexta-feira
O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira (24) que a proposta do governo para reformar o IR (Imposto de Renda) será entregue ao Congresso Nacional na manhã desta sexta-feira (25).
• Câmara aprova MP que simplifica abertura e funcionamento de empresas A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) a Medida Provisória 1040/21, que faz várias mudanças na legislação a fim de eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios”. A matéria será enviada ao Senado. • Pandemia marca geração de novos centros comerciais Não é de hoje que as demandas cotidianas levaram os consumidores a valorizar opções de compras que podem ser realizadas de forma rápida, se possível, no caminho entre a casa e o trabalho. Com a pandemia, esse comportamento foi reforçado. • Confiança do empresário do comércio cresce 12,2% em maio, diz CNC Em relação a maio de 2020, indicador avançou 47,6% • Novo Refis pode ser votado na próxima semana, diz relator da proposta O relator do novo Refis, programa para renegociação de dívidas de empresas junto ao governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse ao Poder360 nesta 4ª feira (9.jun.2021) que o projeto deve ser votado na próxima semana pelo Senado. • Pequenos negócios geraram 70% dos empregos com carteira assinada no 1º trimestre de 2021 Pesquisa do Sebrae mostra que micro e pequenas empresas criaram três vezes mais postos de trabalho do que os médios e grandes negócios.