Banner
Notícias
A grande maioria das pessoas que vive em grandes cidades, em algum momento, já se pegou desejando que o dia tivesse mais horas para que pudesse realizar todas as tarefas da agenda. Vivemos em uma época em que o tempo é um dos bens mais valiosos em nossa sociedade e saber administrá-lo corretamente para gerar produtividade traz benefícios tanto para a vida pessoal quanto profissional.
Para Gaya Machado, Coach especialista em Desenvolvimento Humano, todos temos as mesmas 24 horas diariamente e, apesar de vivermos em um momento da história em que somos cada vez mais exigidos por tarefas pessoais e profissionais, é possível, através de conceitos muito simples de serem aplicados no dia a dia, utilizarmos nosso tempo de maneira adequada e obtermos melhores resultados e mais qualidade de vida.
Gaya explica que um dos grandes desafios das empresas hoje é encontrar funcionários que saibam organizar seu tempo de forma eficaz, para obter melhores resultados no menor tempo: “Em um cenário de corte de gastos e quadros enxutos, cada vez mais os empregadores valorizam profissionais que aproveitam da melhor maneira a jornada de trabalho e cumprem suas tarefas, de preferência sem que precisem realizar horas extras. Isso é bom para a empresa, que obtém mais resultados com menos custos e excelente para o funcionário, que ganha mais tempo para a vida pessoal. No dia a dia lidando com pessoas que querem potencializar suas carreiras ou buscar uma nova colocação no mercado tenho visto cada vez mais a importância de despertar a consciência para esta competência fundamental e foi desta demanda que surgiu a necessidade de promover um programa de capacitação para que as pessoas lidem melhor com o tempo em todas as áreas da vida”.
Segundo a especialista, o maior inimigo da organização do tempo é a falta de planejamento: “Quando você não organiza suas tarefas e não planeja qual a sequência que elas devem ser executadas, tem uma grande chance de inverter as ordens de prioridade, se dispersar com coisas desnecessárias e deixar de lado o que de fato é importante. Quem desenvolve o hábito de se planejar é muito mais produtivo na vida profissional e ainda consegue dedicar tempo para a vida pessoal, algo cada vez mais raro nos dias de hoje”, afirma.
Gaya Machado desenvolveu um workshop de cinco módulos para Gestão do Tempo, Foco e Alta Produtividade e hoje traz cinco dicas de estratégias simples e poderosas que fazem parte do programa e podem potencializar resultados tanto na vida pessoal, quanto profissional, para quem deseja organizar seu tempo e fazer o relógio trabalhar a seu favor:
1. Faça uma análise dos seus hábitos: Você é seu melhor observador. Avalie-se por uma semana de trabalho estando atento aos seus horários, ao que você gosta de fazer e ao que não gosta e, por isso mesmo, acaba adiando. Perceba quanto tempo você perde com distrações como redes sociais, por exemplo. Contabilize tudo e você irá perceber que, com simples intervenções em sua rotina será possível ganhar tempo extra para você fazer o que ama.
2. Use a rotina a seu favor: Organização está diretamente relacionada com planejamento. Desenvolva o hábito de criar uma rotina simples que te permita desempenhar suas atividades de forma mais assertiva e eficaz. Fazer uma lista das atividades que precisam ser desempenhadas ao longo da semana, rever a agenda antes de assumir novos compromissos e sair com antecedência para evitar atrasos, por exemplo, potencializam seus resultados. Manter uma rotina não tem nada a ver com levar uma vida monótona e repetitiva. Trata-se de seguir uma sequência lógica de atividades que evitem o desperdício de tempo com distrações. Quando você desenvolve um método suas tarefas são cumpridas de forma mais rápida e eficaz.
3. Tenha em mente os benefícios: Você precisa de mais tempo para fazer o que? Quando você tem um objetivo específico para o tempo economizado, terá ainda mais disciplina e foco para alcançá-lo. Se você quer tempo extra para fazer um curso ou sair com a família, programe-se para ser mais produtivo já pensando no tempo necessário para cada uma destas atividades. Sua motivação certamente potencializará seus resultados.
4. Determine o que é urgente e o que é importante: Tudo que é importante e não foi feito dentro do prazo se transforma em urgente. Quando uma tarefa se torna urgente, você tem grandes chances de ficar estressado, deixar de lado outras coisas e criar uma sequência interminável de atropelos. Classifique seus compromissos como facultativo, interessante e importante e comece suas atividades pelos importantes, desta forma o que de fato precisa ser realizado será cumprido, sem que precise se tornar urgente.
5. Planeje sempre: Um ditado popular muito conhecido diz que para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Determine seus objetivos e trace um plano de ação e tarefas para alcança-los e tenha disciplina. Quando você sabe exatamente o que precisa fazer, não corre o risco de se concentrar em coisas irrelevantes e deixar de lado o que de fato importa.
Cinco estratégias para organizar seu tempo e potencializar seus resultados
Novidades
-
• IRPF 2017: Documentos fiscais
Conforme cronograma divulgado pela Receita Federal em 06/01/2017, o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017
• Definido regras do Programa de Regularização Tributária – PRT para débitos inscritos em Dívida Ativa
A Procuradora Geral da Fazenda Nacional – PGFN definiu as regras do Programa de Regularização Tributária – PRT para débitos inscritos em Dívida Ativa
• Compreenda a polêmica Lei que muda o ISS
A Lei Complementar nº 157/2016, publicada em 30 de dezembro de 2016, reforma o Imposto sobre Serviços de qualquer natureza – ISS, incluindo todos os serviços de streaming de áudio e vídeo, como Netflix e Spotify, que passarão a pagar o imposto
• Débitos Previdenciários Poderão ser Pagos em até 120 Meses
Através da Instrução Normativa RFB 1.687/2017 a Receita Federal disciplinou o Programa de Regularização Tributária – PRT, estabelecido pela Medida Provisória 766/2017.
• Calendário de saque do FGTS que circula pelo WhatsApp é falso
Datas para o resgate dos saldos de contas inativas ainda não foram divulgadas pelo governo
• Se você não sabe como dar nome a uma empresa essas 13 dicas vão esclarecer como encontrar um nome único e incrível para a sua empresa.
Se vocês está criando uma empresa precisa entender que ela será para seus clientes o que nome da empresa diz.
• Prazo de entrega da declaração do IR de 2017 começa no dia 2 de março
A Receita liberou o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2017, ano base 2016
• Renegociação do Simples Nacional vai até 31 de janeiro
Quase metade dos pequenos negócios que estavam com débitos no Simples Nacional, e que foram notificados pela Receita em setembro do ano passado, parcelaram suas dívidas e permaneceram com o direito de serem optantes desse sistema tributário
• Unificação de PIS e Cofins pode aumentar carga tributária sobre serviços
Proposta resultaria numa alíquota única de 9,25% e afetaria 1,5 milhão de empresas
• Lei proíbe prefeituras de conceder benefícios para redução do ISS
Norma do fim de 2016 estabelece alíquota mínima de 2%, caracteriza a concessão de carga tributária inferior como improbidade administrativa e cria novas fontes de receitas para os municípios como as atividades do Netflix e Spotify