Banner

Notícias

A importância da contabilidade com coaching - Revista SINCOLON

Juliano Francisco

O mundo dos negócios é inconstante, mudanças acontecem a todo o momento, um grande exemplo é a crise política que estamos enfrentando. Nós contadores devemos buscar uma melhoria contínua para atender nossos clientes e deixá-los satisfeitos, no meu caso é o Coaching.
Os empresários veem enfrentando (nossos clientes) um momento delicado, diante desse mercado instável. A contabilidade com Coaching entra exatamente neste momento, apoiando e direcionando os clientes.
Nos últimos 10 anos, venho estudando e praticando Coaching com diversos Líderes e tendo novos meios de fazer a mesma coisa de forma diferente, criamos diversas ferramentas gerenciais, para ajudar a melhorar a vida de nossos clientes. Vinculado nessa nova melhoria que eu adotei, eu posso ajudar meu cliente a alcançar o objetivo desejado por ele, ajudando-o na parte de empreendedorismo, com a Roda do Líder Empreendedor no qual o empresário vai entender melhor suas ações, identificar seus pontos fortes e fracos, com isso ajudamo-los a melhorar seu desenvolvimento com as pessoas, isso inclui clientes e colaboradores, a trabalhar a liderança na equipe, na comunicação, fazendo com que minimize ou anule as falhas que muitas vezes causam graves problemas, sem deixar de faltar à ajuda na criatividade, inovação e relacionamento interpessoal. Sendo assim, ao fazer essa ferramenta inicialmente, nós conseguimos fazer um diagnóstico de como o empresário está diante de seu empreendimento e auxiliamo-los a desenvolver melhor suas habilidades.
Utilizamos também a ferramenta 360º para ajudar o Empresário a abrir a visão e entender suas perspectivas financeiras e de gestão pessoal para atingir seus objetivos.
Outra ferramenta bastante utilizada é a Stress Assessment, pois ajuda o empresário a ter equilíbrio emocional e cognitivo, lembrando que o equilíbrio em todas as fases da vida é algo essencial, e ainda mais pessoal e profissional, ajudando a ter uma maior percepção, desenvolvendo o intelectual, influenciando no comportamento do empresário, fazendo com que o mesmo se torne um líder e identificando onde está seu ponto fraco para que isso seja trabalhado.
Aplicamos também a ferramenta Formatando os Objetivos, ela é usada bastante para identificar o objetivo que o cliente quer, fazendo com que o mesmo pense em relação a eles de forma racional e equilibrada, identificando o que o motiva a ter esse objetivo, quais são seus sabotadores, qual o valor que isso tem, estratégias, ações e por fim quais os recursos que ele irá precisar para alcançá-lo. Sendo assim, ajudamos a pensar sobre o assunto para que ele tome a melhor decisão.
Já a ferramenta Foco em Resultado ajuda muito o cliente que quer saber onde está tendo a procrastinação, um pouco semelhando com a Roda do Líder Empreendedor já citada a cima, ela ajuda o empresário a melhorar seus pontos fracos e é focada na atenção, comunicação, controle, decisões, liderança, tempo de execução, relação com autoridade, delegação e organização.
O intuito do Coaching para mim é de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa, desenvolvendo capacidades e competências para se destacarem no mundo empresarial. Sendo assim, fazemos a união da Contabilidade com o Coaching, para uma maior amplitude de informações, auxiliando os clientes em como apurar custos, projetar orçamentos empresariais, analisar desempenhos, determinar preços de vendas e controlar orçamentos, sem deixar de citar o fluxo de caixa, onde nós os orientamos a equilibrar suas finanças e ajudando a entender sua carga tributária sobre operações ou produtos, utilizando meios legais.
A contabilidade está presente há muitos anos em nossas vidas, inclusive nas organizações, acredito que é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. A amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Eu e nossa equipe estamos presente em todas as etapas que o cliente precise.
Em suma a Contabilidade Gerencial é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade, já o coaching apoia e ajuda o empresário nos direcionamentos e decisões, baseado nas informações contábeis.

Uma breve análise do mercado e também novos jeitos de fazer a mesma coisa de forma diferente!

Clipping