Banner
Notícias

A caixa preta de um avião somente é aberta para ver o que tem dentro, após um grave acidente aéreo, por exemplo. Sob a ótica do SPED, os responsáveis pela caixa também abrirão ou terão a curiosidade de abri-la após uma grave penalidade fiscal, ou seja, só saberão que tipo de informação estão enviando ao fisco se abrirem os arquivos digitais.
Nesses anos que tenho feito essas validações (compliance) nos referidos arquivos fiscais das empresas (EFD, ECD, ECF, etc.), construí um histórico de erros graves que passam despercebidos por quem está confeccionando essa informação, tampouco o Programa Validador da Receita identifica neste primeiro momento da validação.
Abaixo vou citar alguns dos erros que mais visualizei por ai:
NCM não existente ou inválido;
CST ICMS incoerente com o CFOP;
Valor da mercadoria da EFD ICMS/IPI diferente da EFD PIS/COFINS;
Falta de informações das operações com cartão de crédito e débito;
Ausência das informações complementares de interesse do fisco;
Duplicidade de itens no estoque com a mesma descrição e códigos diferentes;
Valor da receita da ECD diferente da EFD;
Base de cálculo x alíquota que não fecham;
Falta de registro das receitas financeiras; e
Diversos outros erros causados por falha de ERP.
Se o PVA não identifica essas falhas, de quem é a responsabilidade por qualificar essas obrigações fiscais da empresa? Do contador? Empresário? ou do Administrador do sistema?
Provavelmente o empresário tem certeza que a responsabilidade é do contador. Mas quem gera as informações não é o sistema?! E quem assina o arquivo não é também o empresário?! Esta é uma grande questão polêmica sobre o assunto. Particularmente, penso que a responsabilidade é de todos!
Contudo, enquanto este assunto não se define, a caixa preta não é aberta e as empresas continuam enviando informações ao fisco sem saber o que há dentro, e com risco que um “acidente aéreo aconteça.”
Nas apresentações sobre Compliance Fiscal em SPED, costumo dizer que as informações (arquivos digitais) enviadas ao fisco estão contidas em uma caixa preta. Mas porque caixa preta?
Dicas
-
• Quem ‘ganhou’ Nubank (NUBR3) precisará declarar Imposto de Renda em 2022?
Com a entrada do Nubank na bolsa, uma nova leva de CPFs foi para a B3 (B3SA3), com alta de 759,9 mil pessoas físicas investindo em ações. O número, que representa um crescimento de 22% na base mensal, traz para bolsa pessoas que nunca tinham negociado papéis, e agora terão responsabilidades como a declaração do Imposto de Renda (IRPF).
• Golpe do 0800 avança e fraudadores roubam dados bancários e cartões de crédito das vítimas; entenda
Segundo especialistas, a utilização do número tem se tornado comum e é empregada para conferir credibilidade para a abordagem dos criminosos
• 5 tendências vieram pra ficar nos pequenos negócios
Empresária e mentora de marketing aponta comportamentos que surgiram ou foram potencializados durante a pandemia e podem ajudar os empreendedores em 2022.
• Home office leva empresas a leiloarem itens obsoletos
São colocados à venda itens como mesas, cadeiras, celulares e até mesmo imóveis avaliados em alguns milhões de reais
• Novas tendências: profissionais preferem home office e modelo autônomo na busca por novas relações de trabalho
Segundo levantamento da Bare International, entre os que atuam em home office, 70% não desejam retorno presencial.
• Sistema de crédito facilitado para microempresas é instituído O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que institui o Sistema Nacional de Garantias de Crédito, com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. A medida foi publicada nessa quinta (26) no Diário Oficial da União e entra em vigor imediatamente.
• No final deste ano, o Pix já poderá ser usado para saques, diz presidente do BC. Segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto de Oliveira Campos Neto, o Pix, sistema instantâneo de pagamentos em vigor desde novembro do ano passado, não foi pensado para substituir a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC), modalidades de operação financeira de transferência de valores. • MEI precisa pagar suas dívidas até o final de agosto A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos não regularizados para a Dívida Ativa, e elas serão cobradas com juros • Quando posso sacar o FGTS? Veja 13 situações em que isso é possível Quando posso sacar o FGTS? De fato, essa é uma das maiores dúvidas dos trabalhadores em relação ao benefício. E, além de um direito, fazer o resgate dessa reserva pode acontecer em diversas circunstâncias.
As mais conhecidas por todos são as dispensas sem justa causa e a fim de auxiliar na compra de um imóvel. Mas há outras possibilidades. • Microempreendedores Individuais (MEI) devem regularizar dívidas até 31 de agosto Para evitar que suas dívidas sejam cobradas na justiça, o MEI precisa quitar ou parcelar seus débitos até o fim deste mês