Banner
Notícias
Na Europa do final do século 19, o ainda jovem italiano Vilfredo Federico Damaso Pareto nutria um fascínio por questões ligadas ao poder e à riqueza. Como as pessoas faziam fortuna ou ganhavam poder? Como a riqueza era distribuída na sociedade?
Aos 40 anos, já formado engenheiro civil, Pareto resolveu se dedicar seriamente a responder a essas questões, enveredando para a economia.
Em 1906, constatou que apenas 20% da população da Itália tinha 80% das propriedades. Também verificou que 20% dos pés de ervilha de seu jardim davam 80% das ervilhas. Por meio de muitas observações semelhantes, análises e cálculos, formulou as bases do que, alguns anos depois, seria batizado de Princípio de Pareto, ou Princípio 80/20.
“É a observação de que um número pequeno de eventos gera a maioria dos efeitos”, afirma o inglês Richard Koch, autor do livro Os Segredos do Gerente 80/20, lançado em maio pela editora Objetiva. “Poucas coisas realmente importam, mas as que importam fazem muita diferença.
”A consciência do desequilíbrio é algo pouco natural para o homem. Em geral, pensamos em distribuir as coisas de maneira uniforme. A teoria de Pareto mostra que a assimetria predomina no mundo e que é importante considerá-la nas análises. “Depois que descobrimos o quão desequilibrado é o nosso mundo, podemos passar a tirar vantagem dele”, diz Koch.
O universo dos negócios e do trabalho também não escapa da regra do 80/20. “Os gerentes pensam que todas as receitas geram lucros porque pensam na média.” Koch critica a maneira como as empresas lidam com os clientes.
“Uma das mais perigosas e idiotas, ainda que duradouras, suposições do mundo corporativo é a de que toda receita é valiosa e todas as fontes de receita têm mais ou menos a mesma importância. Elas não têm. Um cliente não é tão bom quanto outro. Um segmento não é tão bom quanto outro.”
No mundo do trabalho, o princípio tem a mesma força. A maioria dos gerentes opera no mundo das médias. O resultado? “A vida profissional conspira para corrermos atrás de inúmeros objetivos irrelevantes que gastam nossa energia sem nunca nos dar o que realmente queremos”, afirma Koch.
Em outras palavras, deveríamos descobrir o que realmente é importante e faz a diferença em nossas atividades em vez de distribuir a energia por todas as tarefas. Quem tem a percepção de como o princípio rege as relações de trabalho e dos negócios em geral trabalha melhor.
Não que todo mundo conheça a regra do 80/20, mas há pessoas que notam o desequilíbrio e, ao usar isso no dia a dia, conseguem priorizar e focar aquilo que realmente vai trazer os maiores resultados. O importante é encontrar sua combinação única de baixo esforço e alto resultado.
Trabalhe menos e entregue mais. O Princípio de Pareto propõe uma nova forma de encarar suas atividades dentro e fora do escritório
Dicas
-
• Concentre-se e supere-se no trabalho
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
• As habilidades essenciais aos profissionais da era digital
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
• 7 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo chefe
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
• Estamos transformando dilemas cotidianos em problemas mentais?
Publicação indica que comportamentos básicos têm sido tratados como doença e excesso de remédios preocupa profissionais
• A triste geração que virou escrava da própria carreira
Uma geração feita para o sucesso profissional, mas e o lado pessoal?
• Ninguém poderá fugir dos impostos no Carnaval
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
• As dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
O microempreendedor individual deve tomar uma série de cuidados para fazer da sua empresa uma história de sucesso
• 2016: A melhor estratégia!
Depois das reflexões feitas sobre a vida pessoal e profissional na virada de ano, está na hora de colocarmos em prática tudo aquilo que planejamos
• Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Garanta um pós-venda inesquecível
• Mercado exige empresas e profissionais sustentáveis
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica