Banner
Notícias
“A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas”, frase famosa de Bill Bernbach, um dos principais nomes da história da publicidade e da propaganda mundial. No Brasil, este ramo da comunicação tem crescido nos últimos anos, ganhando destaque entre os investimentos empresariais. Estudo “Consensus Ad Forecas”, divulgado recentemente pela Warc – empresa que realiza pesquisas periódicas da área em diversos países –, aponta um aumento de 7,9% para 2015.
Em 2014, a estimativa brasileira é crescer 5,8% e aproximadamente 5% é a projeção mundial. Até o momento, o Brasil lidera o ranking de aumento de volume de verbas para a publicidade, com crescimento de 12,8%, estando à frente da Índia e da China. No ano passado, o país ocupava o terceiro lugar. Os dados sinalizam a Copa do Mundo como o principal motivo deste avanço em comunicação publicitária.
Entre os tipos de mídia no Brasil, a internet é que mais tem projeção de crescer em 2014: 20,8%. Em seguida aparecem a mídia exterior, com previsão de 17,6%, e a televisão, com aumento de 15,3%. Rádio, cinema, revistas e jornais estima-se crescimento de 8,5%, 5,6%, 4,4% e 1,6%, respectivamente.
Para o publicitário e sócio da Free Multiagência, Romeu Reichert, os dados divulgados pela Warc revelam a importância que a publicidade vem assumindo no mercado internacional e, principalmente, brasileiro. “Dentro de uma organização, e isso inclui os diversos ramos, a publicidade e a propaganda precisam estar inseridas nas estratégias, como ferramentas fundamentais para o trabalho de fazer a marca chegar até o público-alvo e concretizar os objetivos de vendas propostos”, explica.
Comunicação para todos
Segundo Reichert, o mundo dos negócios vive um momento contemporâneo, onde tudo se modifica facilmente e surgem novas tecnologias e ferramentas a todo instante. As empresas precisam acompanhar este movimento para que estejam em constante avanço e a comunicação faz parte da situação atual de contemporaneidade. “A publicidade e a propaganda são muito mais do que divulgar uma promoção e ofertas de uma empresa, por exemplo. A comunicação visa chegar até o público-alvo a mensagem que a organização deseja passar, bem como mostrar que esta empresa é presente no mercado”, ressalta.
Reichert também destaca que a comunicação é ponto-chave tanto para as grandes organizações quanto para as micro e médias empresas. De acordo com o publicitário, a publicidade das que possuem grande dimensão e, normalmente, já estão consolidadas no ramo em que trabalham é fundamental para atualizar o mercado sobre o que atuam e para se manter em evidência, inclusive diante da concorrência. Enquanto as empresas de menor porte podem aproveitar da comunicação para ganhar visibilidade e chegar até o público-alvo.
“O consumidor atual está conectado constantemente entre as mais diversas mídias, e não só a digital. É antenado, crítico e exigente, o que explica a importância da publicidade para deixar a empresa em destaque. Os dados recentes da Warc mostram o cenário da comunicação e precisam chamar a atenção dos empreendedores que ainda não confiam no poder publicitário”, finaliza.
A publicidade certa para pequenas, médias e grandes empresas
Dicas
-
• As empresas com RH mais estruturados têm melhor desempenho
UM NOVO ESTUDO REFORÇA UMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE RH: UM DEPARTAMENTO MAIS BEM ESTRUTURADO E PRÓXIMO AO CEO CONTRIBUI PARA MELHORES RESULTADOS FINANCEIROS
• Traga seu cliente para criar com você
A participação no desenvolvimento de produtos e serviços sugere que há um caminho inevitável para as marcas
• 8 dicas para implantar uma política de diversidade em sua empresa
É responsabilidade do setor de Recursos Humanos promover condições de dignidade e respeito a todos
• Como reverter a desmotivação da equipe no fim de ano?
A desmotivação pode causar problemas muito mais graves do que os empresários pensam, como a alta taxa de turnover, baixa produtividade, atraso nas tarefas, faltas e pouco comprometimento
• Quanto vale sua empresa?
O estudo dos ativos é uma forma de analisar a fotografia atual do negócio
• A busca pelo líder ideal
O que é um líder ideal? A literatura sobre administração possui definições de profissionais, que, se forem mais raras, são as que mais marcam os bons profissionais
• 8 erros de gestão fatais para sua empresa
Saiba qual são os fatores que podem transformar a sua empresa rentável em uma empresa com descredito
• O poder da autoconfiança
Autoconfiança não é se achar melhor que os outros, mas é saber que quando você acredita, pode alcançar todos os seus objetivos. É uma força vital que impulsiona qualquer ação empreendedora ao sucesso
• Como planejar o final de ano da sua empresa
O mês de dezembro chegou e a temporada de festas também. Para alguns donos de pequenas empresas, esse período também significa descanso.
• A difícil arte de tomar decisões no ambiente corporativo
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado