Banner
Notícias
Um mau chefe pode ocasionar váriosproblemas ao funcionamento de uma empresa, afetando os funcionários de maneira que eles se sintam estressados, diminuindo a sua produtividade e a eficiência no trabalho.
Um bom relacionamento entre chefes e empregados é fundamental no ambiente de trabalho, onde deve ser construída uma forte relação de confiança entre a equipe. E é exatamente essa relação que possibilita o alcance do sucesso profissional.
Confira a seguir as 10 principais características de um bom chefe, de acordo com um especialista em relacionamentos:
1 - Acompanhe os seus funcionários
Um bom chefe é aquele que caminha lado a lado com sua equipe, garantindo que os funcionários estejam sempre no caminho certo.
2 - Reconheça as habilidades da sua equipe
Saiba reconhecer os principais talentos e habilidades em cada um de seus funcionários. Procure descobrir quais são as suas ambições e quais as atividades ele mais aprecia. Assim, você mostra que conhece as pessoas com quem trabalha.
3 - Admita os seus erros
Ao invés de transferir a culpa a um outro funcionário, saiba admitir as suas próprias falhas à equipe.
4 - Seja amigável
Procure ser atencioso e amigável com a equipe, ajudando-a a resolver os problemas pendentes.
5 - Comunique-se
Procure ter uma comunicação eficaz com os funcionários. Esteja certo de que a sua explicação foi clara, pois isso evita o surgimento de problemas futuros.
6 - Evite reuniões desnecessárias
Faça reuniões somente quando necessário. Saber a hora certa para realizar meetings otimiza o tempo e a produtividade da equipe.
7 - Mantenha o foco nas pequenas conquistas
Valorize as pequenas conquistas. Isso encoraja a equipe a mover-se em direção às principais metas da empresa.
8 - Saiba ouvir
Saiba ouvir diferentes opiniões, sem interrompê-las. Esteja aberto para escutar as sugestões dos seus colegas, mesmo que elas contrariem o seu ponto de vista.
9 - Dê um feedback imediato
Um bom chefe dá um feedback imediato tanto dos acertos, quanto dos erros cometidos pela sua equipe. Não espere até a avaliação de desempenho para dar a sua opinião
10 - Seja flexível
Em caso de problemas pessoais, de ordem familiar ou de saúde, por exemplo, permita uma maior flexibilidade para que o funcionário tenha tempo para resolvê-los. Isso mostra que você se preocupa com o bem-estar da sua equipe, e fará com que você seja mais valorizado por ela.
Não espere mais. Aplique essas dicas em sua carreira e seja um ótimo chefe em 2015!
Certas atitudes definem um gestor competente e bem sucedido; saiba quais são elas
Dicas
-
• As empresas com RH mais estruturados têm melhor desempenho
UM NOVO ESTUDO REFORÇA UMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE RH: UM DEPARTAMENTO MAIS BEM ESTRUTURADO E PRÓXIMO AO CEO CONTRIBUI PARA MELHORES RESULTADOS FINANCEIROS
• Traga seu cliente para criar com você
A participação no desenvolvimento de produtos e serviços sugere que há um caminho inevitável para as marcas
• 8 dicas para implantar uma política de diversidade em sua empresa
É responsabilidade do setor de Recursos Humanos promover condições de dignidade e respeito a todos
• Como reverter a desmotivação da equipe no fim de ano?
A desmotivação pode causar problemas muito mais graves do que os empresários pensam, como a alta taxa de turnover, baixa produtividade, atraso nas tarefas, faltas e pouco comprometimento
• Quanto vale sua empresa?
O estudo dos ativos é uma forma de analisar a fotografia atual do negócio
• A busca pelo líder ideal
O que é um líder ideal? A literatura sobre administração possui definições de profissionais, que, se forem mais raras, são as que mais marcam os bons profissionais
• 8 erros de gestão fatais para sua empresa
Saiba qual são os fatores que podem transformar a sua empresa rentável em uma empresa com descredito
• O poder da autoconfiança
Autoconfiança não é se achar melhor que os outros, mas é saber que quando você acredita, pode alcançar todos os seus objetivos. É uma força vital que impulsiona qualquer ação empreendedora ao sucesso
• Como planejar o final de ano da sua empresa
O mês de dezembro chegou e a temporada de festas também. Para alguns donos de pequenas empresas, esse período também significa descanso.
• A difícil arte de tomar decisões no ambiente corporativo
Seja qual for a situação, o líder deve ter a consciência de que, ao escolher uma possibilidade, todas as outras serão deixadas de lado