Banner
Notícias
Alexandre Ferrão
Você sabe utilizar as informações da sua empresa? A pergunta é óbvia, mas garanto que uma parte significativa dos empresários não sabe respondê-la!
E sendo um pouco mais incisivo na pergunta como, por exemplo, nas questões abaixo, menos respostas claras eu terei e mais dúvidas serão geradas.
E são estas dúvidas que colocam em xeque o modo como algumas empresas são planejadas,vamos então para as primeiras perguntas, observe:
Como você utiliza as informações geradas pela sua contabilidade?
Sabe mensalmente o lucro da empresa através de uma demonstração contábil?
Tem contabilmente o controle das suas despesas e do seu faturamento?
E a evolução do seu patrimônio? Você sabe?
Vamos para questões que envolvem custos, mas não distantes da contabilidade:
Qual o custo dos seus produtos? E o custo dos seus serviços….você sabe?
E margem de contribuição de cada produto? Você tem esse controle?
O ponto de equilíbrio você sabe? O quanto tem de vender ou de prestar serviços para não ter prejuízo…você sabe?
Financeiramente você poderia dizer:
A previsão de quanto terá em caixa daqui a 30 dias? E daqui a 60 dias?
Sua empresa pode adquirir um equipamento novo e ter a certeza que recuperará o investimento em 6 meses, por exemplo?
A empresa está gastando de acordo com o orçamento anual?
E quanto ao mercado em que seu negócio está inserido, você pode me responder:
Como está a concorrência? O que ela tem aplicado de novo ao negócio?
Sabe as novas tendências do seu negócio?
Existe alguma mudança em que você possa obter vantagem ou até evitar prejuízos?
Você tem metas, objetivos para curto médio e longo prazo?
Vamos às perguntas que exigem mais percepção, vamos a parte humana do negócio:
Os seus funcionários são engajados ao negócio? Você percebe isto?
Eles estão motivados? Você sabe os que os motiva?
Conhece mais detalhes dos seus colaboradores? Eles estudam? Onde moram? E com quem? Quais seus objetivos?
Eles tem dificuldade de relacionamento dentro empresa?
Estão satisfeitos com o emprego?
E quanto à tecnologia:
Como sua empresa utiliza a internet?
Considera seu site bem efetivo, elaborado e atrativo?
Utiliza as redes sociais para relacionar-se com os clientes?
A empresa cria conteúdos úteis e atrativos para os clientes?
Sua estrutura tecnológica é boa? Seus computadores são rápidos e facilitam o trabalho?
Seus dados são guardados com segurança? Existe backup das informações?
E chegamos aos clientes:
Eles estão satisfeitos? Se a resposta for sim, como sabe disto?
Você mantém uma relação próxima e ativa com seus clientes: manda mensagem no aniversário, liga em datas especiais? Faz ofertas do interesse dele?
Envia e-mail marketing somente para oferecer produtos ou serviços?
E como está o atendimento a esse cliente? Ele é bem tratado? Tem certeza? Como?
Estas perguntas são um exercício de reflexão, para que você questione a forma de administrar, para que avalie como conduz sua empresa hoje, se realmente é a mais adequada para ter um futuro longo, sustentável e lucrativo.
Se você percebeu que precisa de ajuda para fazer sua empresa sair do lugar ou ainda para fazê-la crescer de modo organizado, tente primeiro encontrar algumas respostas junto com sua equipe, após procure ajuda profissional, é nessas horas que a gestão de marketing é essencial.
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
Dicas
-
• Cotas para mulheres? Sim ou Não
Existem muitas mulheres importantes ligadas ao estudo da questão feminina no mercado de trabalho que aprovam a medida.
• 7 frases budistas que vão mudar a sua vida
Muitos de nós costumamos nos referir ao budismo mais como uma filosofia de vida do que como uma religião. O budismo é uma das religiões mais antigas que existem, e ainda é praticada por cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo
• Você sabe lidar com as críticas no trabalho?
As placas de sinalização surgem para corrigir os pontos cegos que temos colocado em nossa trajetória.
• 5 desafios que são superados por pessoas bem sucedidas Manter a mentalidade de sucesso não é fácil. • 3 dicas para não errar na seleção de um profissional Saiba o que fazer para minimizar os erros na hora de montar sua equipe de trabalho • Entenda o que o cliente espera de você Você saberá discernir diante das diferentes situações e não apenas seguir um script de vendas da empresa. • Os sete pecados do atendimento: que podem afetar os negócios das empresas À pulverização das mídias sociais faz com que os registros de maus atendimentos, nos estabelecimentos comerciais, sejam divulgados e rapidamente atinjam os clientes e isso traz como consequência um efeito devastador na imagem das empresas • Líderes comuns e pessoas que realmente lideram A sutil diferença entre eles está na forma com que se comunicam com o mundo • Egoísmo x Trabalho em equipe Quem vive ligado em si mesmo, sem pensar no coletivo e sem agir com gratidão, dificilmente crescerá tanto a nível pessoal como profissional. • Ser vencedor ou perdedor no mundo dos negócios Fatores essenciais para uma organização de sucesso. O que você tem que mais ninguém tem?