Banner
Notícias
Marcelo Sousa
A maneira como você trata um cliente em potencial determinará a frequência e a qualidade que você consegue vender. Entenda que você é 100% responsável por todas as vendas que teve êxito e pelas vezes que não conseguiu vender o seu produto ou serviço. Aproveite este artigo para refletir sobre os seus erros e acertos diante dos clientes em potencial. Você saberá discernir diante das diferentes situações e não apenas seguir umscript de vendas da empresa.
Escutar as necessidades, entender os anseios e observar os comportamentos dos seus clientes vale mais do que centenas de cursos de vendas com técnicas ultrapassadas. A preciosa leitura do livro “A Bíblia de Vendas” de Jeffrey Gitomer, unida às minhas experiências e os relatos dos meuscoachees (clientes que também vendem) me possibilitaram criar uma lista das principais expectativas dos clientes em relação aos profissionais de atendimento e vendas:
1. Mostre os fatos e diga a verdade. Os clientes não querem uma história longa, arrastada. Depois de conhece-los um pouco, seja direto. Se você afirma algo que não é verdade ou que o cliente duvida, você o perdeu.
2. Dê uma razão para o seu produto/serviço ser perfeito para o cliente. Precisando daquilo que você vende, ele deve entender o benefício imediato do seu produto de maneira simples. Explique, também, como a sua solução gerará mais benefícios em médio e longo prazos.
3. Não diga que você é honesto e ético, isso irrita os clientes. Suas virtudes devem ser traduzidas nos seus comportamentos. Suas ações provarão a sua ética, não as suas palavras. Inclusive, muitos clientes desconfiam dos vendedores que falam sobre ética.
4. Ofereça uma prova. É mais provável que o cliente compre se você provar o que diz. Faça-o experimentar um pouco do produto antes de comprar para reforçar a confiança e confirmar a decisão dele.
5. Mostre que ele não está sozinho. Apresente um ou mais testemunhos dos seus clientes numa matéria impressa ou num vídeo. Ele não quer ser o primeiro, nem o único a experimentar a solução. Ele precisa saber como o serviço funcionou para outra pessoa. Ele ficará satisfeito se souber de alguém, numa situação parecida, que comprou e se deu bem.
6. Afirme que você não o abandonará após a venda. Se o seu serviço ou produto não inclui um pós-venda, está incompleto. Prometa que você que você vai entrar em contato para saber como ele após experimentar a solução. Lembre-se de cumprir a promessa.
7. Não discuta com o consumidor. Mesmo que ele esteja errado, ele não quer um vendedor provando que está enganado. Você pode vencer uma discussão, mas perderá a venda e o relacionamento com o cliente.
8. Nunca subestime um cliente. Alguns vendedores imaginam que sabem tudo e pensam que o cliente sabem pouco. Não diga o que você acha que o cliente quer ouvir. Ele pode comprar de outra pessoa. Diga o que ele precisa saber.
9. Ouça atentamente quando ele está falando. Ele tenta dizer o que pretende comprar, mas você fica dizendo o que quer vender, por isso ele não compra. Faça boas perguntas, cale-se e ouça.
10. Faça com o cliente se sinta especial. Se ele vai gastar dinheiro, precisa de muita satisfação. Tudo depende das suas palavras, ações e, principalmente, da sua solução.
11. Demonstre interesse pelo o que ele faz. Pode não ser importante para você, mas é muito importante para o seu cliente. Quanto mais você compreender a realidade dele, mais necessidades você vai detectar e poderá vender novas soluções.
12. Não use técnicas desgastadas para pressionar o cliente a comprar. Não pareça um vendedor. Pareça um amigo que ajuda o cliente a comprar a solução certa.
13. Faça o cliente rir. Inspire o bom humor no cliente e é mais provável que ele compre. O riso significa que ele concorda com você. Você só precisa do consentimento dele para fazer a venda.
14. Não venda. Ensine-o a comprar. O cliente precisa ser orientado e instruído para comprar a melhor solução para o problema dele.
Incorpore pelo menos sete dessas constatações de clientes na sua metodologia de vendas e suas chances aumentarão bastante. As dicas são eficazes para oferecer produtos, serviços, ideias, projetos e até você mesmo numa oportunidade de trabalho. Antes de confiar no serviço, o cliente deve confiar em você.
Você saberá discernir diante das diferentes situações e não apenas seguir um script de vendas da empresa.
Dicas
-
• Cotas para mulheres? Sim ou Não
Existem muitas mulheres importantes ligadas ao estudo da questão feminina no mercado de trabalho que aprovam a medida.
• 7 frases budistas que vão mudar a sua vida
Muitos de nós costumamos nos referir ao budismo mais como uma filosofia de vida do que como uma religião. O budismo é uma das religiões mais antigas que existem, e ainda é praticada por cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo
• Você sabe lidar com as críticas no trabalho?
As placas de sinalização surgem para corrigir os pontos cegos que temos colocado em nossa trajetória.
• 5 desafios que são superados por pessoas bem sucedidas Manter a mentalidade de sucesso não é fácil. • 3 dicas para não errar na seleção de um profissional Saiba o que fazer para minimizar os erros na hora de montar sua equipe de trabalho • Entenda o que o cliente espera de você Você saberá discernir diante das diferentes situações e não apenas seguir um script de vendas da empresa. • Os sete pecados do atendimento: que podem afetar os negócios das empresas À pulverização das mídias sociais faz com que os registros de maus atendimentos, nos estabelecimentos comerciais, sejam divulgados e rapidamente atinjam os clientes e isso traz como consequência um efeito devastador na imagem das empresas • Líderes comuns e pessoas que realmente lideram A sutil diferença entre eles está na forma com que se comunicam com o mundo • Egoísmo x Trabalho em equipe Quem vive ligado em si mesmo, sem pensar no coletivo e sem agir com gratidão, dificilmente crescerá tanto a nível pessoal como profissional. • Ser vencedor ou perdedor no mundo dos negócios Fatores essenciais para uma organização de sucesso. O que você tem que mais ninguém tem?