Banner
Notícias
Daniel Buchmann
A maioria das empresas inicia suas atividades muito pequena, talvez com um ou dois funcionários. Com o crescimento, surgem oportunidades, mas, em conjunto chegam também os problemas.
No início, proprietários e clientes têm uma relação muito próxima, as necessidades e desejos são conhecidos e atendidos, até mesmo de forma bastante customizada. Um exemplo é uma pequena confeitaria, onde o cliente pode solicitar um bolo com uma camada de brigadeiro de 1,5 cm no recheio e uma cobertura de chantilly na outra metade e por cima de tudo, o símbolo do time do aniversariante. A confeitaria cresce e normatiza seus processos, podendo até permitir um certo nível de customização, mas, devido à complexidade, envolvendo custos de produção, ganhos de escala, logística de materiais, treinamento das equipes, política de qualidade, acordo com fornecedores e uma série de outros fatores, os desejos dos clientes não são mais atendidos da mesma forma.
Crescer é importante, tomar novos espaços é fundamental, afinal, vivemos em um sistema capitalista. Já que é assim, há uma pergunta que não quer calar: - será que conseguiremos manter o nível de customização e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, assim como no início? A resposta é "possivelmente não", pelo menos não da mesma forma. A empresa mudou, surgiram novas necessidades dentro da organização, contudo o que pode, e deve ser feito, é nunca perder a visão do cliente/consumidor. As paredes que são erguidas na empresa, literalmente e figurativamente falando, precisam ser transpassadas, a começar pela mente dos proprietários, pois, a reconexão com o público é fundamental. Há conceitos e ferramentas no mercado que possibilitam às empresas gerenciar o relacionamento, uma delas é o CRM, porém, em geral são soluções pouco acessíveis às pequenas empresas, todavia com boa aplicabilidade para as de grande porte. Outra solução é revisar os processos administrativos, tarefas e atividades, otimizar a comunicação, interligar setores, disponibilizar informações relevantes e sistêmicas, em prol da real satisfação dos clientes. Todos devem pensar nesta direção. E este pensamento deve começar "de fora para dentro".
Começar esta mudança é um desafio bastante interessante e fundamental para a sobrevivência da empresa a curto, médio e longo prazos. Apenas sistemas informatizados não irão resolver esta questão, daí a importância da participação das pessoas em todos os processos. Para quem começa a se empolgar com a ideia, um bom começo é repensar toda a estrutura e a forma como as coisas são feitas. A seguir, elaborar um plano, e depois planos menores derivados do principal, prever cenários, capacitar o time, preparar a mudança, implementar, monitorar os resultados e fazer eventuais ajustes.
Por fim, o importante é diferenciar-se da concorrência para entregar maior valor, logicamente, desde que este seja percebido. Satisfazer necessidades e desejos dos clientes de forma superior aos demais competidores, é uma das chaves para o sucesso. Portanto, aquele "bom atendimento" do início das atividades, pode até voltar a ser realidade como um importante diferencial competitivo, para uma empresa que já não é mais do mesmo tamanho.
Seria possível manter a customização do início, quando a empresa ainda era muito pequena?
Dicas
-
• Cotas para mulheres? Sim ou Não
Existem muitas mulheres importantes ligadas ao estudo da questão feminina no mercado de trabalho que aprovam a medida.
• 7 frases budistas que vão mudar a sua vida
Muitos de nós costumamos nos referir ao budismo mais como uma filosofia de vida do que como uma religião. O budismo é uma das religiões mais antigas que existem, e ainda é praticada por cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo
• Você sabe lidar com as críticas no trabalho?
As placas de sinalização surgem para corrigir os pontos cegos que temos colocado em nossa trajetória.
• 5 desafios que são superados por pessoas bem sucedidas Manter a mentalidade de sucesso não é fácil. • 3 dicas para não errar na seleção de um profissional Saiba o que fazer para minimizar os erros na hora de montar sua equipe de trabalho • Entenda o que o cliente espera de você Você saberá discernir diante das diferentes situações e não apenas seguir um script de vendas da empresa. • Os sete pecados do atendimento: que podem afetar os negócios das empresas À pulverização das mídias sociais faz com que os registros de maus atendimentos, nos estabelecimentos comerciais, sejam divulgados e rapidamente atinjam os clientes e isso traz como consequência um efeito devastador na imagem das empresas • Líderes comuns e pessoas que realmente lideram A sutil diferença entre eles está na forma com que se comunicam com o mundo • Egoísmo x Trabalho em equipe Quem vive ligado em si mesmo, sem pensar no coletivo e sem agir com gratidão, dificilmente crescerá tanto a nível pessoal como profissional. • Ser vencedor ou perdedor no mundo dos negócios Fatores essenciais para uma organização de sucesso. O que você tem que mais ninguém tem?