Banner
Notícias
O desenvolvimento tecnológico sempre provocou mudanças no mercado de trabalho. A diferença é que essas transformações estão acontecendo cada vez mais rapidamente. Hoje, com a mobilidade permitida pelos smartphones e tablets, e recursos como videoconferências, o trabalho não está mais restrito ao escritório e pode ser levado a qualquer canto. Segundo a pesquisa "Barômetro da Inovação", realizada pela GE, 89% dos entrevistados acreditam que ter um horário flexível melhora a produtividade, e 79% acham que o trabalho remoto produz o mesmo efeito. O estudo ouviu 2.748 CEOs de 23 países, incluindo o Brasil, e 1.346 formadores de opinião de treze nações.
Assim como o profissional precisa se tornar mais familiarizado com as novas tecnologias para manter o emprego, as empresas também devem se adaptar. Segundo a pesquisa, 81% dos executivos entrevistados acham que está aumentando a quantidade de “funcionários nômades”, ou seja, pessoas que não procuram emprego em período integral, mas trabalhos como free lancer ou contratos temporários. Para segurar esses profissionais por mais tempo, as companhias terão de ter valores e propósitos bastante claros.
De modo geral, os entrevistados acreditam que os impactos da tecnologia serão mais positivos do que negativos. Por exemplo, apenas 22% acham que a automação no mercado de trabalho trará resultados ruins para os trabalhadores. Grande parte supõe que a revolução digital criará novos tipos de trabalho (48%) e tornará o ambiente corporativo mais seguro (43%). É o que acontece na área industrial, na qual softwares de automação tornam os processos mais eficientes e robôs podem ocupar o lugar de pessoas nas funções mais desgastantes.
Como se transformar em um profissional da era digital
Cidadão do mundo
Pode ser uma dica batida, mas ela é mais importante hoje do que jamais foi: em empresas cada vez mais conectadas com filiais ou companhias parceiras ao redor do mundo, não dá para sobreviver no mercado corporativo sem um inglês decente e, de preferência, mais uma segunda língua, como o espanhol. “Saber lidar com culturas diferentes também será fundamental”, diz Diego Mariz, gerente executivo da empresa de recrutamento e seleção Michael Page. Ou seja, faça sua lição de casa, aprimore seus idiomas e estude as culturas com as quais você tem de lidar.
Em qualquer lugar, a qualquer hora
A conectividade e mobilidade favorecem uma flexibilidade de horários no trabalho. Mas lembre-se de que isso é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que você pode negociar com o chefe sair mais cedo para buscar os filhos na escola, pode ser que tenha de acordar de madrugada para participar de uma reunião com alguém que está do outro lado do mundo. Você está aberto a oferecer essa disponibilidade? E se houver a necessidade de trabalhar de casa alguns dias por semana, vai conseguir se organizar e focar só nas tarefas profissionais? “É um desafio, a empresa precisa respeitar os limites do que pode ser exigido, e o profissional tem de ser flexível e desvincular vida pessoal da profissional”, diz Diego Mariz.
Descentralização do comando
Se você é gestor, prepare-se para perder um pouco do seu “poder”. A tendência é que as empresas fiquem mais horizontais, ou seja, com a hierarquia reduzida e participação maior dos funcionários na tomada de decisões. “Hoje em dia a informação é muito livre, dentro e fora das empresas”, afirma Diego Mariz. “Os gestores têm de ter muita transparência, os funcionários querem saber tudo”, diz.
Relacionamento com o cliente
A tecnologia está mudando a forma como as empresas lidam com seus clientes e consumidores finais. Com as redes sociais, principalmente, a interação entre uma ponta e outra é muito mais próxima e dinâmica do que era há alguns anos. “Hoje a informação chega para a empresa por meio do cliente e dos canais digitais”, diz Fábio Saad, gerente sênior da empresa de recrutamento Robert Half. Os profissionais modernos terão de pensar em soluções online mais eficientes e oferecer respostas mais ágeis, principalmente os das áreas de marketing e atendimento ao cliente.
Carisma e simpatia contam
Além de cuidar da bagagem teórica e habilidades técnicas, não se esqueça também de lapidar seus soft skills, que são os atributos e características ligados à sua personalidade. Saber trabalhar em equipe será uma qualidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho impactado pela era digital. “Colaboração é o futuro”, diz Fábio Saad. “A geração Z, entre 19 e 26 anos, já nasceu aprendendo a compartilhar informações”. Além do espírito colaborativo, as características mais valorizadas pelos executivos quando recrutam um profissional são a habilidade na resolução de problemas (56%), e a criatividade (54%).
Empreendedor funcionário
Uma tendência que está tomando fôlego em países como EUA e que deve chegar por aqui nos próximos anos é a do intrapreneur, ou seja, o empreendedor interno. Seu papel é o de buscar transformações dentro da empresa, como sugerir o lançamento de novos produtos ou fundir dois departamentos em um só. “Isso já acontece no Brasil, mas ainda não é valorizado”, diz Fábio Saad. De acordo com a pesquisa Barômetro da Inovação, produzida pela GE, apenas 32% dos executivos entrevistados valorizam o espírito empreendedor como principal característica buscada em um candidato. É bem provável que esse número suba nos próximos anos.
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
Dicas
-
• 10 formas para ficar grato
Muitas vezes esquecemos, ou simplesmente ignoramos o significado de coisas ou celebrações.
• Alegria, alegria!10 dicas que ensinam a usar a mente a seu favor
Aprender a manter os pensamentos positivos e utilizar a mente a seu favor para alcançar objetivos deve ser uma preocupação constantemente presente no cotidiano.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• 10 dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional
Equilibrar a vida pessoal e profissional exige consciência do problema e mudança de comportamento, caso contrário, você será sempre refém das suas escolhas.
• Minhas 10 dicas para ser uma pessoa equilibrada
A maioria das pessoas faz coisas demais, dorme de menos, anda com a saúde em frangalhos e vive estressada. Minha vida também é repleta de multitarefas e muita gente me pergunta “como é que você consegue?”. A resposta é tão simples que decidi dividir com vocês o segredo para ter paz e equilíbrio.
• Inteligência positiva: quem são e como combater os 10 sabotadores da mente
Conhecer os sabotadores da mente é a primeira etapa do processo. De acordo com Chamine, todo indivíduo possui, pelo menos, dez inimigos internos que criam padrões de comportamento como resposta a situações corriqueiras da vida. São esses os sabotadores por trás das sensações de fracasso e de desmotivação experimentadas na vida profissional e fora dela.
• COMO MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL FACE ÀS ADVERSIDADES DA VIDA?
Perante as dificuldades da vida, algumas das nossas formas de lidar com a adversidade são muito mais destrutivas e prejudiciais do que assertivas e funcionais.
• Ser inquieto pode ser próspero e trazer sucesso
Os inquietos buscam sempre o novo, empreender, fazer de forma diferente
• Os problemas podem ser bons?
Problemas geralmente são vistos de forma negativa dentro das empresas
• Fazer o bem é um bom negócio
Na Campus Party 2016, empreendedores mostram como é possível obter lucro em negócios que apoiam causas sociais