Banner
Notícias
Clovis Murilo Vasselai
Todas as empresas, independentemente do seu porte e segmento de atuação, lidam diariamente com inúmeros desafios. Acompanhar o rápido desenvolvimento do mercado, atender bem clientes cada vez mais informados e exigentes, reduzir custos, aumentar a produtividade e a competitividade são apenas alguns deles. Mas, para que todos esses obstáculos sejam superados é necessário olhar com atenção para um outro grande – e talvez mais importante de todos – desafio, a manutenção de um time coeso, motivado e comprometido.
A questão é: como conseguir isso? Não existe uma fórmula mágica, mas, se existisse, certamente uma boa comunicação interna seria um dos seus principais ingredientes. O colaborador – nosso cliente interno – precisa ser o primeiro a vestir a camisa da companhia, defender e acreditar em suas ideias e ideais. E, a melhor forma de alcançar esse objetivo é transmitir as mensagens certas, gerando assim o engajamento necessário.
Para isso, é fundamental que os valores e estratégias, metas, programas e resultados da empresa sejam passados de maneira transparente. O discurso precisa ser único, tanto externa quanto internamente, e suportado por ações condizentes ao que é comunicado. Canais fortes, que informem o público interno sempre em primeira mão sobre os próximos passos da companhia, contribuem – e muito – para esse cenário.
Ferramentas atraentes, dinâmicas, atualizadas, com periodicidade definida e respeitada, , que trazem informações úteis, e comunicados claros e objetivos voltados para o negócio e para os interesses dos funcionários são ações primordiais para que o fluxo da comunicação aconteça de forma eficiente.
Porém, é preciso ir além. A comunicação acontece no dia a dia e ter canais oficiais consolidados e de alta confiabilidade, apesar de importante, pode não ser suficiente. Líderes e gestores precisam estar próximos de suas equipes, cuidando para que as mensagens não sofram ruídos e percam sua essência a cada conversa de corredor. Também é preciso que todos os colaboradores conheçam as estratégias da empresa, saibam com clareza onde ela quer chegar, contruam junto o seu posicionamento e definam, como um verdadeiro time, o seu plano de negócios.
Em um momento como o que estamos passando, no qual a insegurança ganha contornos mais fortes, mais do que nunca precisamos de colaboradores engajados e comprometidos. Eles querem sugerir novas soluções para os desafios que encontram, acredite nisso! Mas, para isso, precisam sentir que, realmente, fazem parte do todo. Por isso, envolva os profissionais que atuam na sua equipe em questões que vão além da sua rotina. Estimule-os, compartilhe informações, dê espaço para a inovação e invista em uma gestão em rede. Prepare os líderes para se comunicarem de forma transparente, traga os colaboradores para as decisões importantes, alinhe suas mensagens aos seus objetivos de negócios. O sucesso é consequência.
É fundamental que os valores e estratégias, metas, programas e resultados da empresa sejam passados de maneira transparente.
Dicas
-
• Quem ‘ganhou’ Nubank (NUBR3) precisará declarar Imposto de Renda em 2022?
Com a entrada do Nubank na bolsa, uma nova leva de CPFs foi para a B3 (B3SA3), com alta de 759,9 mil pessoas físicas investindo em ações. O número, que representa um crescimento de 22% na base mensal, traz para bolsa pessoas que nunca tinham negociado papéis, e agora terão responsabilidades como a declaração do Imposto de Renda (IRPF).
• Golpe do 0800 avança e fraudadores roubam dados bancários e cartões de crédito das vítimas; entenda
Segundo especialistas, a utilização do número tem se tornado comum e é empregada para conferir credibilidade para a abordagem dos criminosos
• 5 tendências vieram pra ficar nos pequenos negócios
Empresária e mentora de marketing aponta comportamentos que surgiram ou foram potencializados durante a pandemia e podem ajudar os empreendedores em 2022.
• Home office leva empresas a leiloarem itens obsoletos
São colocados à venda itens como mesas, cadeiras, celulares e até mesmo imóveis avaliados em alguns milhões de reais
• Novas tendências: profissionais preferem home office e modelo autônomo na busca por novas relações de trabalho
Segundo levantamento da Bare International, entre os que atuam em home office, 70% não desejam retorno presencial.
• Sistema de crédito facilitado para microempresas é instituído O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que institui o Sistema Nacional de Garantias de Crédito, com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. A medida foi publicada nessa quinta (26) no Diário Oficial da União e entra em vigor imediatamente.
• No final deste ano, o Pix já poderá ser usado para saques, diz presidente do BC. Segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto de Oliveira Campos Neto, o Pix, sistema instantâneo de pagamentos em vigor desde novembro do ano passado, não foi pensado para substituir a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC), modalidades de operação financeira de transferência de valores. • MEI precisa pagar suas dívidas até o final de agosto A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos não regularizados para a Dívida Ativa, e elas serão cobradas com juros • Quando posso sacar o FGTS? Veja 13 situações em que isso é possível Quando posso sacar o FGTS? De fato, essa é uma das maiores dúvidas dos trabalhadores em relação ao benefício. E, além de um direito, fazer o resgate dessa reserva pode acontecer em diversas circunstâncias.
As mais conhecidas por todos são as dispensas sem justa causa e a fim de auxiliar na compra de um imóvel. Mas há outras possibilidades. • Microempreendedores Individuais (MEI) devem regularizar dívidas até 31 de agosto Para evitar que suas dívidas sejam cobradas na justiça, o MEI precisa quitar ou parcelar seus débitos até o fim deste mês