Banner

Notícias

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anuncia que produtor rural será atendido desde a produção até a comercialização

Realizado no sistema híbrido, o encontro teve a participação de presidentes, superintendentes e diretores das federações e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de cada estado.

O objetivo foi anunciar a nova fase da ATeG que é acompanhar o produtor na fase da comercialização do seu produto. "A ideia é atender o produtor rural desde a produção até a venda de seu produto", destaca o presidente da Famato, Normando Corral. Ele diz ainda, que em Mato Grosso, o número de propriedades atendidas já passa de mil e a expectativa é chegar a duas mil até o fim deste ano.

O superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia acrescenta que pretende atender todos que procurarem a instituição para receber assistência técnica. Segundo ele, a meta de atender mil propriedades até dezembro de 2021 foi alcançada em maio, ou seja, sete meses antes do previsto.

Para Chico a assistência técnica transforma a vida do homem do campo. "O conhecimento é o caminho para esta mudança. Atendemos as cadeias produtivas da fruticultura, olericultura, piscicultura, floricultura, bovinocultura de corte e de leite e já estamos preparados para atender várias outras áreas que têm sido solicitadas pelos produtores".

COM A PALAVRA OS PRESIDENTES DOS SINDICATOS RURAIS

Araputanga - presidente Maria das Dores de Souza, mais conhecida como Dorinha. "Estamos muito animados com a ATeG. Em nossa região o Senar-MT está atendendo os produtores de leite".

São José dos Quatro Marcos – presidente Alessandro Casado. "Temos ATeG em São José dos Quatro Marcos e Porto Esperidião. Vemos a satisfação no olhar do produtor, porque a maior deficiência era a assistência técnica e agora eles estão entusiasmados com este suporte para produzir o alimento para a população", destaca.

Itiquira - Roberto Montagna – "Os produtores assistidos pelo Senar-MT fizeram um curso para melhorar a qualidade do alimento ofertado para o gado. Temos casos em que a produção foi triplicada sem onerar nada, só porque mudaram o trato do animal e aplicaram o conhecimento".

Porto dos Gaúchos - Milton Carlos Zolin - "O Senar-MT por meio das atividades da ATeG auxilia o pequeno produtor rural a gerir sua propriedade e isso é muito importante em nossa região. O conhecimento é necessário porque ensina os produtores sobre as técnicas corretas, beneficiando assim, sua produção".

COMO FUNCIONA A ATeG – o objetivo da assistência técnica é atender os produtores rurais ofertando um modelo de gestão e operação que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade de forma continuada e gradativa por três anos.

Com cinco etapas, o programa abrange todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural. No primeiro momento é feito um diagnóstico produtivo individualizado, depois vem o planejamento estratégico, a adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

Os produtores recebem acompanhamento personalizado, gratuito, individual e mensal. Os profissionais que atendem os produtores são capacitados para atuarem na gestão, manejo, reprodução, sanidade, instalações e nutrição.

Com a implantação do programa há uma melhora na gestão da propriedade e nos indicadores produtivos, econômicos e zootécnicos. Além disso, é disponibilizado material de apoio e o acompanhamento mensal por um software específico (SISATeG) e a participação em eventos e cursos técnicos.

Quer saber mais sobre Agronegócio ou Tributação Rural

Entre em contato através do nosso WhatsApp (43) 3026-6363 e fale com um de nossos especialistas.

Juliano Francisco & Contadores

"Somente uma vida a serviço dos demais vale a pena ser vivida." (Albert Einstein)

Assistência Técnica e Gerencial, popularmente chamada de ATeG. Este foi um dos assuntos tratados nesta terça-feira (14.09), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Novidades