Banner
Notícias
Há pelo menos 14 milhões de micro empreendedores ativos no Brasil, segundo dados do governo federal. Mas, uma nova regulamentação do governo tem preocupado esse público.
Na última segunda-feira (1) em que nacionalmente se comemorou o Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma série de medidas que beneficiam diretamente esse público. Entre elas, um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de regulamentação das atividades de entregadores e motoristas por aplicativos. O que preocupa o MEI.
Já que hoje entregadores e motoristas que são parceiros de grandes plataformas como iFood, Uber, 99 e outros, usam desse regime para regularizar seus serviços. Em até 150 dias esse grupo de trabalho deverá apresentar um plano de propostas que possam beneficiar essa categoria de profissionais. Isso significará mudanças na relação que o cidadão tem com as empresas, e com sua profissão.
O Ministério do Trabalho e Emprego vai coordenar as negociações, sendo 15 representantes do governo federal que participarão desse grupo. Dentre eles, membros do Ministério da Fazenda, Casa Civil e Trabalho e Emprego. A ideia principal é que esses motoristas tenham, além do MEI, outras garantias profissionais.
MEI é um regime ruim para o entregador?
A ideia do governo federal não é discutir exatamente se o regime MEI é a solução para motoristas e entregadores por aplicativo. Isso porque, esse tipo de regularização do trabalho traz benefícios ao cidadão, mas como um autônomo. Ou seja, ele não tem qualquer proteção salarial que não os benefícios previdenciários pelos quais contribuí todos os meses.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já mencionou diversas vezes o interesse do atual governo em criar uma parceria com as empresas de transporte por aplicativo no intuito de beneficiar esse público. Para isso, essas multinacionais teriam que assumir mais responsabilidades quanto a atuação dos seus parceiros.
Quer saber mais?
Entre em contato através do nosso WhatsApp (43) 3026-6363 e fale com um de nossos especialistas.
Juliano Francisco & Contadores
O regime do MEI (Micro Empreendedor Individual) é um esquema que unifica o pagamento de impostos, e incluí a contribuição previdenciária. Não à toa, a cada ano milhões de novos empreendedores regularizam suas empresas usando esse modelo.
Novidades
-
• Nova obrigatoriedade para o MEI na emissão de nota fiscal passa a valer no dia 2 de setembro
Nota Técnica responsável por essas mudanças também trouxe uma revisão na tabela de CFOPs
• Fenacon solicita inclusão do Simples Nacional no programa de autorregularização da Receita Federal
Programa da Receita Federal não inclui débitos no âmbito do Simples Nacional.
• Empresas desenquadradas do Simples Nacional têm que se regularizarem em janeiro
As empresas optantes pelo Simples Nacional que nos últimos 12 meses excedeu a receita bruta de R$ 4,8 milhões, ou alterou o contrato social, incluiu atividades impeditivas ou que possuem débitos, foram excluídas desta modalidade de tributação se não regularizaram a situação até o dia 31 de dezembro de 2023.
• Salário mínimo 2024 tem data revelada para pagamento do novo valor
Salário mínimo 2024 tem data revelada para pagamento do novo valor
• Governo vai ao STF para garantir tributação das subvenções do ICMS, diz Fazenda Secretário Dario Durigan diz à CNN que governo não vai abrir mão dessa receita que garante déficit zero em 2024 • eSocial e o envio dos eventos SST: o que toda empresa deve saber Esclareça algumas dúvidas sobre o envio dos eventos SST • Comissão aprova inclusão digital para idosos com recursos do Fust A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2938/23, que institui programa de inclusão sociodigital para a população idosa utilizando recursos do Fust. • WhatsApp e redes sociais já dominam comunicação empresarial, aponta estudo O WhatsApp é a plataforma de comunicação mais usada pelas empresas no Brasil. Esta é a conclusão do estudo feito pela IDC, sob encomenda da Yalo. • Questão do Fiagro ainda não está completamente resolvida, diz relator do PL das offshores Deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) reuniu-se com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad • Imunidade do ITBI em transferência de bens de família para holdings Fazer a transferência de imóveis para uma holding patrimonial é possível, mas não é simples.