Banner
Notícias
Fabricio Santos
Um dos eventos mais aguardados pela classe contábil brasileira será realizado de 12 a 14 de agosto de 2015, em Foz do Iguaçu (PR). Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o X Encontro Nacional da Mulher Contabilista pretende transformar a bela Foz do Iguaçu no centro do saber contábil. E motivos para isso não faltam: a rica programação contempla temas importantes como no painel “O novo mercado para a área contábil: como se manter neste mercado competitivo”, com a presença da presidente da Ifac, Olívia Kirtley.
Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, o Encontro é organizado pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis e com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade. Desde a sua primeira edição, em 1991, no Rio de Janeiro, o evento apresentou, na sua grade técnica, o aprimoramento técnico-cultural, por meio de ações de incentivo e maior participação das profissionais da contabilidade na vida social e política do País.
Ao logo desses anos, mais de 15 mil profissionais da contabilidade prestigiaram o Encontro Nacional, que se tornou um dos mais importantes eventos para a classe contábil. No site www.encontromulher.com.br há informações sobre as inscrições e programação. Para empresas interessadas na divulgação de seus serviços e produtos, essa edição contará com espaço para Feira de Negócios e Oportunidades.
Um dos eventos mais aguardados pela classe contábil brasileira será realizado de 12 a 14 de agosto de 2015, em Foz do Iguaçu (PR).
Novidades
-
• Contribuintes devem ficar atentos para novidades em 2015
O Sescon-SP listou algumas das principais mudanças fiscais e tributárias para o próximo ano
• Empresas têm até 19/12 para pagar segunda parcela do 13º
Os empregadores de todo o Brasil devem efetuar o pagamento da segunda parcela do 13º salário até a próxima sexta-feira, dia 19 de dezembro
• Mudam regras para empresas apresentarem Escrituração Contábil Fiscal
O novo texto dispensa a apresentação do documento por órgãos públicos, empresas inativas e empresas imunes e isentas
• Dilma veta projeto de lei que reduzia contribuição de domésticos ao INSS
A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei que reduzia para 6% a alíquota de contribuição previdenciária de patrões e empregados domésticos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
• CTPS digital entra em vigor a partir de janeiro de 2015
A partir de 1º de janeiro de 2015, passa a valer, em todos os estados da federação, a carteira de trabalho digital
• COFINS: Cooperativas – Repasses a Associados – Isenção
No recurso, a cooperativa sustentou a inexistência de relação jurídico-tributária que autorizasse a incidência da Cofins sobre os valores recebidos e repassados aos seus cooperados, já que tal repasse estaria inserido no conceito de ato cooperativo ao qual se refere o artigo 79 da Lei 5.764, que define a política nacional de cooperativismo.
• Ampliado prazo para adoção da versão 3.1 da nota fiscal eletrônica
A Receita publicou uma atualização que permite a utilização do layout da nota fiscal eletrônica, a NF-e 2.0 até março de 2015
• Nova lei garante participação de MPEs em licitações públicas
Lei Complementar determina que seja assegurado tratamento diferenciado e favorável às empresas inclusas no Simples Nacional
• A era da hiperinovação
Quando olhamos para o mercado brasileiro, percebemos que ele segue uma tendência mundial.
• Prazo para aderir ao Refis da Copa vai até 1º de dezembro
Programa de Recuperação Fiscal facilita a quitação de débitos entre empresas e a União