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De família simples, ajudava o pai que era motorista de ônibus nas reformas da casa. Numa tarde, durante a reforma da garagem de sua casa Juliano Francisco percebeu que não era aquela a vida que queria para si. Olhou para suas mãos cheias de bolhas, refletiu e decidiu correr atrás de seus sonhos e objetivos. O menino de 14 anos era determinado e foi em busca de aprimoramento profissional. O motivo: ter uma profissão digna e que lhe fosse prazerosa. Seu pai ficava arredio com tamanha convicção, pois sabia que sua condição financeira não permitiria que ele fosse além. Esse fato, por vezes, causou atritos, mas ainda assim Juliano Francisco perseverou.
Na adolescência, a primeira iniciativa do empresário e consultor de carreiras Juliano Francisco, foi candidatar-se a uma bolsa de estudos no CDI – Centro de Desenvolvimento Intelectual -, mas, como eles ofereciam somente bolsa parcial, optou por outra proposta. Entrou para a Epesmel – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina - e fez o curso técnico administrativo. “Lá, eu tinha o curso, vale-transporte e refeição. Comecei a me estruturar e a trilhar um caminho que queria muito e no qual acreditava.” Esforçou-se tanto que se tornou, em poucos meses, um destaque na turma. Permaneceu na escola por dois anos e, além de aluno, exerceu a função de Contínuo. “Passei a trabalhar no departamento contábil da extinta Telepar aprendi muita coisa da área de telefonia e negócios.”
Foi, com certeza, a ansiedade natural desse menino dedicado que o levou à Telepar. Tomando conhecimento de uma possível seleção na empresa de telecomunicações, Juliano Francisco não teve dificuldades em ser admitido. Com o aval de sua passagem pela Epesmel, passou a ocupar, em meio período, uma vaga no departamento contábil da empresa. “Nessa ocasião, comecei o curso de Técnico em Contabilidade no IEL (Instituto de Educação de Londrina) e, como o que eu ganhava não era o suficiente para minhas despesas pessoais e para ajudar minha família nas despesas de casa, assumi outro emprego de meio período na Digitemp.” Estudar à noite e trabalhar em duas empresas diferentes exigia de Juliano uma performance quase olímpica, claro que sobravam umas boas cochiladas durante as aulas, no IEL e nos trajetos dentro do ônibus. Contudo, o esforço somava dois salários mínimos, quantia adequada para a época, mas ele queria mais.
Novos ventos
Na metade dos anos 1990 a gestão de pessoas e as novas formas de administração empresarial começavam a mudar o mercado. As empresas passaram a sentir a necessidade de assessoramento na área de Recursos Humanos. Foi então que Juliano Francisco, contratado pela Planase, uma das empresas pioneiras na cidade, especializada em planejamento e assessoria empresarial, teve uma oportunidade decisiva de aprendizado. “A Planase foi uma grande escola para mim. Aprendi a entender os diferentes tipos de documentações; a fazer ajustes fiscais e trabalhistas e a entender de tributações”, lembra.
Determinado e desde sempre interessado em novas experiências e desafios, Juliano acabou contratado por Filippo Bruschi, na ocasião proprietário da Bruschi Móveis, uma das mais tradicionais de Londrina. “Estabelecemos uma relação de muita confiança- a ponto de seo Filippo ir conhecer à época, a casa de 100 m2 que eu construía e que foi concluída em quatro meses-. A Bruschi foi também uma experiência muito significativa para a minha vida profissional. Trabalhei exatamente na estruturação de uma nova gestão e na implantação de modernos softwares de gestão empresarial. Minha habilidade com pessoas começou justamente nesse momento, onde eu tratava diretamente com o pessoal da produção, diretores e clientes”, conta.
O primeiro negócio
Imbuído pela capacidade de envolver clientes e fomentar novos negócios, Juliano Francisco compra na cidade de Primeiro de Maio, no ano de 2003, seu primeiro escritório contábil, que contava com uma carteira de 32 clientes.
Nos quatro anos em que permaneceu na cidade, implantou novas metodologias de trabalho, que contou inclusive com um coquetel com a presença de um palestrante de renome. A ascensão logo chegou. Em pouco tempo, após essa iniciativa, a Líder Contabilidade já somava 200 clientes. Para atender essa nova demanda um espaço maior foi necessário
Recorda-se que, em 2006, ainda em Primeiro de Maio, quando leu a teoria de José Antonio Rosa e Leônidas Olinquevit sobre como o contador pode chegar a consultor, ficou maravilhado com a possibilidade. “Em Primeiro de Maio, trabalhei com lideranças de várias empresas potenciais como Seara, bancos e cooperativas, como a Corol, por exemplo. Senti que esse era um dos meus caminhos”,filosofa.
De 2007 a 2011, atendeu simultaneamente clientes em Londrina e em Primeiro de Maio. Passou nesse período por uma sociedade com um escritório local.
Mas percebeu que queria ter autonomia em seus negócios. Vendeu sua parte e montou o seu próprio escritório, trazendo para Londrina o conceito de atendimento da Líder Contabilidade, que implantara com sucesso em Primeiro de Maio. Aprimora seu conhecimento e passa a atender como consultor contábil. “Depois que li o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie, percebi que, se soubesse lidar com pessoas (e eu gosto muito de fazer isso), ampliaria meus contatos, meus negócios e assim atingiria minha realização pessoal, prestando um atendimento com foco em pessoas”, diz.
Nasce um coach
Aproveitando tudo que ofertava o mercado de cursos na sua área e saindo-se sempre muito bem em todos, Juliano Francisco faz seu primeiro curso para Coach. “À época, não existia coach no Brasil. Participei de uma das primeiras turmas de um curso de 360 horas, dentro do formato americano.” Depois disso, aprofunda-se e forma-se como Coach Professional Trainer também pelo Instituto Brasileiro de Coaching com certificação internacional pelo European Coaching Association (ECA) e Global Coaching Community; e especializa-se em Prática de Negócios; em Gestão e Habilidades com Pessoas; em Gestão de RH por competência. É ainda Bacharel em Ciências Contábeis, empresário e coach de empresas, executivos e líderes.
Hoje, mantém duas empresas distintas e complementares: a Líder Contabilidade, com mais de 120 clientes, e a Horus Coaching, empresa adquirida no final de 2010, que passou por remodelações e tem como principal foco o ser humano. A empresa já treinou mais de 850 pessoas nesse curto espaço de tempo.
Atualmente, o empresário dedica boa parte de seu tempo à gestão de pessoas e carreiras, à frente da Horus, disseminando o processo coaching em Londrina e região. Por mês, em média, realiza seis treinamentos que absorve um público que tem necessidade de liderar, gerenciar e conduzir, não somente outras pessoas, mas a si mesmo. Em 20 meses já soma mais de 600 horas de coachings individuais junto a seus mais de 400 coachees.
“Os sonhos daquele menino buscador e determinado são realidade. Ajudo pessoas na condução de seus sonhos, acelerando formas de realização, trabalhando com personalidades distintas e acima de tudo, ajudando-as a viver cada vez melhor”
Juliano Francisco
Líder Gestão Empresarial
(43) 3026-6363
A importância dos desafios na sua formação e fala sobre sua experiência bem-sucedida em lidar com líderes e executivos
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• Seja líder na sua empresa - Ferramentas de Coach impulsionam mudanças positivas dentro das empresas
Revista Sescap Julho - Outubro 2015
Matéria: Kellen Lopes
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