Banner
Notícias
A falta de pagamento ainda é um dos principais problemas dos empreendedores. De acordo com a pesquisa realizada recentemente pelo instituto GEOC, que representa diversas empresas de cobrança do Brasil, foi constatado que quase 80% dos brasileiros estão inadimplentes.
Há inúmeros motivos que levam a inadimplência no país, como o descontrole de gasto causado pelo consumidor e problemas na economia. De acordo com Elaine de Paula, Diretora Financeira do Fortunus, empresa que faz emissão de boletos e carnês do grupo Gerencianet, outros fatores podem ser decisivos para uma inadimplência acima da meta.
“Falta de planejamento financeiro, crédito fácil e aumento do desemprego no país são alguns dos motivos que acarretam no fechamento de muitas empresas”, explica Elaine. Pensando nisso, a especialista em gestão financeira listou 5 dicas essenciais para começar 2015 com os recebimentos em dia.
1 - Ações preventivas
O primeiro passo é evitar vender para os inadimplentes. Em casos de parcelamento exija documentos pessoais, como RG e CPF e consulte os dados do cliente antes de aprovar a compra. Assim, é possível descobrir se este consumidor possui o nome vinculado em instituições como o SPC e Serasa, desta forma evitará a venda para um mau pagador.
2 - Ofereça diferentes opções de pagamento
Outra medida fundamental é oferecer diferentes opções de pagamento. Desta forma, você estará oferecendo mais aberturas para que os seus clientes cumpram com os seus compromissos e diminua a inadimplência.
3 - Cobre do seu cliente
Criar um processo de cobrança completo é uma das melhores formas para evitar que o seu cliente deixe de pagar uma conta em dia. Há inúmeras ferramentas de cobrança que podem ajudar, como mensagem pelo celular, gravação telefônica, entre outros.
4 - Tenha clareza na negociação
Antes do cliente efetuar a compra, ele deve ser informado sobre todas as condições que envolvem o pagamento parcelado. Evite cláusulas contratuais enormes, que não beneficiam o cliente e nem a própria empresa. A negociação precisa ser a mais clara possível.
5 - Otimize sua gestão
O controle de inadimplentes pode se tornar uma tarefa impossível se uma empresa não possui os recursos apropriados para lidar com problema. A automatização, portanto, pode ser a solução para uma gestão de inadimplentes em uma escala maior. No mercado há diversas plataformas que podem ajudar e solucionar esse problema.
Empresas que fazem emissão de boletos e carnês pode ser fator decisivos para uma inadimplência acima da meta
Dicas
-
• Quem ‘ganhou’ Nubank (NUBR3) precisará declarar Imposto de Renda em 2022?
Com a entrada do Nubank na bolsa, uma nova leva de CPFs foi para a B3 (B3SA3), com alta de 759,9 mil pessoas físicas investindo em ações. O número, que representa um crescimento de 22% na base mensal, traz para bolsa pessoas que nunca tinham negociado papéis, e agora terão responsabilidades como a declaração do Imposto de Renda (IRPF).
• Golpe do 0800 avança e fraudadores roubam dados bancários e cartões de crédito das vítimas; entenda
Segundo especialistas, a utilização do número tem se tornado comum e é empregada para conferir credibilidade para a abordagem dos criminosos
• 5 tendências vieram pra ficar nos pequenos negócios
Empresária e mentora de marketing aponta comportamentos que surgiram ou foram potencializados durante a pandemia e podem ajudar os empreendedores em 2022.
• Home office leva empresas a leiloarem itens obsoletos
São colocados à venda itens como mesas, cadeiras, celulares e até mesmo imóveis avaliados em alguns milhões de reais
• Novas tendências: profissionais preferem home office e modelo autônomo na busca por novas relações de trabalho
Segundo levantamento da Bare International, entre os que atuam em home office, 70% não desejam retorno presencial.
• Sistema de crédito facilitado para microempresas é instituído O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que institui o Sistema Nacional de Garantias de Crédito, com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. A medida foi publicada nessa quinta (26) no Diário Oficial da União e entra em vigor imediatamente.
• No final deste ano, o Pix já poderá ser usado para saques, diz presidente do BC. Segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto de Oliveira Campos Neto, o Pix, sistema instantâneo de pagamentos em vigor desde novembro do ano passado, não foi pensado para substituir a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC), modalidades de operação financeira de transferência de valores. • MEI precisa pagar suas dívidas até o final de agosto A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos não regularizados para a Dívida Ativa, e elas serão cobradas com juros • Quando posso sacar o FGTS? Veja 13 situações em que isso é possível Quando posso sacar o FGTS? De fato, essa é uma das maiores dúvidas dos trabalhadores em relação ao benefício. E, além de um direito, fazer o resgate dessa reserva pode acontecer em diversas circunstâncias.
As mais conhecidas por todos são as dispensas sem justa causa e a fim de auxiliar na compra de um imóvel. Mas há outras possibilidades. • Microempreendedores Individuais (MEI) devem regularizar dívidas até 31 de agosto Para evitar que suas dívidas sejam cobradas na justiça, o MEI precisa quitar ou parcelar seus débitos até o fim deste mês